O cantor lírico mineiro Yuri Guerra encerra sua temporada de recitais em Belo Horizonte com sua última apresentação antes de retornar à Itália, onde estreia, em outubro, uma nova ópera.
Na quarta-feira, dia 8 de outubro, às 20h, ele sobe ao palco da Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, com o recital “Um Espetáculo para Villa-Lobos”, em um recital voz e piano, com um repertório que faz um tributo ao ícone maior da música erudita brasileira, Heitor Villa-Lobos, revisitando diferentes ciclos de sua obra.
O recital apresenta um mergulho no universo de Villa-Lobos, maestro e compositor que revolucionou a música erudita no Brasil e no mundo, considerado o maior compositor das Américas. Sua obra, marcada pela fusão de influências populares, folclóricas e modernistas, criou uma linguagem autenticamente brasileira. “Assim como Villa-Lobos, acredito que precisamos divulgar uma musicalidade nossa.
O fato de morar fora por muito tempo me fez sentir a necessidade de manter minhas raízes. É do Brasil que vem a minha força para o canto, e sempre busco divulgar a música brasileira por onde passo”, afirma Yuri, que apresentou pela primeira vez o recital em 2015, e que também desenvolve pesquisa acadêmica sobre a vida e obra do artista.