Abertura da mostra Cabeça Erguida de “Hélène Jayet
A mostra fotográfica internacional Cabeça Erguida, vinculada à Temporada França–Brasil, reúne retratos de afrodescendentes realizados pela artista francesa Hélène Jayet em estúdio aberto na Comunidade Serra.
Oficina de Stop Motion
Já imaginou criar sua própria animação? Nessa oficina, você vai aprender a técnica de stop motion, transformando massinha em animação.
Roda de Conversa Agências afrodiaspóricas e indígenas em Belo Horizonte: história, memória, cultura
O MHAB realiza uma parceria com a Casa do Beco, que sedia a roda de conversa “Agências afrodiaspóricas e indígenas em BH”. A proposta é refletir sobre a fundação de Belo Horizonte, a partir de um encontro de pesquisadoras, líderes e artistas que discutem presença, resistência e protagonismo afrodiaspórico e indígena na construção da cidade. Participam da ação Márcia Maria Cruz, Marcos Cardoso, Miriam Aprigio Pereira, Nila Rodrigues Barbosa, Rodney Nicomedes e Paulo Campos, com mediação de Josemeire Alves.
MUSEU CRIATIVO - Desenho Mágico
Com giz de cera e tinta guache, as crianças descobrem o encantamento das
cores invisíveis que se revelam ao toque da tinta.
MUSEU CRIATIVO - Oficina de criação de enfeites - Natal no MHAB
Para celebrar o Natal, cada criança cria um enfeite e o pendura em uma grande árvore coletiva feita de papel kraft. Uma oficina que transforma o espaço em um lugar de encontro, afeto e partilha.
EDUCATIVO ABERTO - AGORA TAMBÉM AOS SÁBADOS!
Agora também aos sábados, nossa Sala de Acolhimento se transforma em um espaço vivo de interação e aprendizado! Venha explorar recursos pedagógicos, lúdicos e afetivos e viver novas experiências no museu.
EDUCATIVO ABERTO
Aos domingos, nossa Sala de Acolhimento se transforma em um espaço vivo de interação e aprendizado! Venha explorar recursos pedagógicos, lúdicos e afetivos e viver novas experiências no museu.
Espetáculo Branka canta Clara - Programação aniversário de Belo Horizonte
O espetáculo “Branka Canta Clara”, é uma homenagem à força e à obra de Clara Nunes, com direção musical de Carlinhos 7 Cordas, o show une poesia, religiosidade e samba em arranjos que valorizam a essência da artista e a interpretação marcante de Branka.
Oficina Bordando Belo Horizonte
Nesta oficina especial em celebração ao aniversário de Belo Horizonte, vamos bordar alguns dos pontos turísticos mais queridos da nossa cidade, transformando memórias, afetos e paisagens urbanas em fios e texturas. Entre agulhas, linhas e conversas, cada participante criará seu próprio cartão-postal bordado, resgatando a delicadeza do feito à mão e a poesia que habita nossas ruas, praças e montanhas. Uma homenagem bordada, ponto a ponto, à capital que chamamos de casa.
Visita Mediada à exposição "Clara Nunes - Eu Sou A Tal Mineira"
Celebrando o aniversário de Belo Horizonte, o MUMO oferece mais uma visita mediada destacando o legado e o estilo da cantora e comentando sobre o legado centenário do edifício do Museu.
Oficina sensorial: Texturas do Jardim. Uma homenagem ao Dia do Jardineiro
A fim de promover o contato sensível das crianças com a natureza e valorizar o trabalho dos jardineiros, o educativo convida o público a integrar arte e meio ambiente por meio da técnica da frottage e da ação do plantio e distribuição de mudas. O público será convidado a desenvolver a percepção visual e tátil a partir da observação das formas e texturas da natureza e incentivados às práticas de educação ambiental e o cuidado com o verde. Serão estimuladas a expressão artística e a criatividade infantil, além de valorizar o papel dos jardineiros como cuidadores da vida vegetal e do patrimônio paisagístico.
OFICINA: Germinando poemas: oficina de contos do cotidiano
Fertilizado pela data comemorativa do dia do Jardineiro, o Museu Casa Kubitschek floresce o convite a visitantes para cultivar a criatividade numa oficina de escrita criativa orientada pela temática da jardinagem. Nesta atividade será feita uma mediação pelos canteiros de Burle Marx, além da escuta ativa de profissionais mantenedores do espaço, seguida de uma proposta de fabulação poética a partir dos brotos de pensamentos cultivados. Esta atividade visa estimular a percepção sensorial ampliada da natureza, por meio de propostas de interação com os jardins para além da visualidade.