5ª Edição: Festival Acessa BH 2025

Ícone Descrição

Descrição

Maior evento dedicado à cultura DEF no país, o Festival Acessa BH oferece quatro oficinas gratuitas na programação da sua 5ª edição. As atividades formativas tem como temas “Cultura e Acesso: A Acessibilidade como Criação no Cinema e na Arte”, “Veja com outros olhos”, “DanceAbility” e “Ponto(s) de Encontro(s)”. Para participar, as inscrições devem ser feitas no site do festival www.acessabh.com.br e a lista de selecionados será divulgada sempre no dia seguinte ao término das inscrições, também no site do evento. O Acessa BH, que será realizado de 5 a 28 de setembro de 2025, reúne mais de 30 atrações gratuitas com artistas de nove estados e do Reino Unido em espaços como Sesc Palladium, Palácio das Artes, Funarte MG e Centro Cultural Unimed-BH Minas.

A primeira das oficinas, “Cultura e Acesso: A Acessibilidade como Criação no Cinema e na Arte”, com Ademar Alves Jr. e Sara Paoliello, convida estudantes de comunicação e produtores culturais a investigar recursos como legendagem, audiodescrição e Libras como camadas criativas de linguagem. Ademar é surdo sinalizante, mestrando em Comunicação Social pela UFMG, com trajetória em cultura surda, acessibilidade e memória no audiovisual, enquanto Sara é doutoranda em Comunicação Social (UFMG), produtora de acessibilidade no Cine Humberto Mauro e realizadora de mostras e curtas sobre deficiência. As aulas acontecem em 9 e 10 de setembro, das 14h às 17h, na Funarte MG, com 30 vagas e inscrições abertas até 3 de setembro.

Já “Veja com outros olhos”, com Dudu Melo e Junior Dias, promove a criação de cenas audiodescritivas em diálogo entre pessoas que enxergam e não enxergam, reunindo pessoas com deficiência, artistas convidados e público em geral. Dudu tem formação no Galpão Cine Horto e experiências no teatro e no audiovisual, e Junior, formado pela Pigmentar Companhia, atua como assistente de acessibilidade, atuação e produção. A oficina será em 16 e 17 de setembro, das 14h às 17h, também na Funarte MG, com 25 vagas e inscrições de 19 de agosto até 11 de setembro.

Em “DanceAbility”, a performer e videoartista Estela Lapponi apresenta o método internacional de improvisação em dança criado por Alito Alessi, que parte das singularidades físicas de cada pessoa para construir uma dança autônoma, trabalhando princípios de sensação, relação, tempo e composição. Estela, idealizadora do solo CAPENGÁ! e autora do livro “Corpo Intruso”, pesquisa o discurso cênico do corpo DEF e o trânsito entre linguagens. O workshop acontece em 19 e 20 de setembro, das 10h às 13h, na Funarte MG, com 30 vagas e inscrições de 21 de agosto até 15 de setembro.

Encerrando o ciclo formativo, “Ponto(s) de Encontro(s)”, com Oscar Capucho e Bruno Pimenta, propõe o teatro como espaço seguro para que corpos com e sem deficiência acessem suas singularidades e criem coletivamente. Bruno é formado em Teatro pela UFMG e desenvolve práticas pedagógicas inclusivas, enquanto Oscar, artista com atuação nas Paralimpíadas Rio 2016, compartilha pesquisas em diversidade, inclusão e acessibilidade. As atividades serão em 23 e 24 de setembro, das 14h às 17h, na Funarte MG, com 20 vagas e inscrições de 26 de agosto até 18 de setembro.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Funarte - Rua Januária, 68 - Centro
Sesc Palladium - Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro
Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro
Centro Cultural Unimed/BH Minas - Rua da Bahia, 2244 - Lourdes
Centro-Sul
Ícone Youtube

Video

 

Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
Reúne artistas de nove estados brasileiros e do Reino Unido em uma programação multicultural e gratuita dedicada à acessibilidade, à diversidade e às artes cênicas contemporâneas. O evento valoriza a produção artística de pessoas com deficiência e promove o acesso à cultura para todos.

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar