Nos dias 29 e 30 de outubro, entre 14h e 17h30, o 2º Festival de Música Doida chega à Funarte MG (rua Januária, 68, Centro), em Belo Horizonte, dando visibilidade à produção musical de pessoas em sofrimento mental. No evento, em uma programação repleta de expressões, inclusão e escuta, com os grupos Piraboa, Vozes Fora da Caixa, Block Loki e Trem Tan Tan.
A entrada na área externa da Funarte MG é gratuita. Já os ingressos para conferir as apresentações no Galpão 4 custam R$1 (sujeito à lotação). “A primeira edição do festival foi um grande desafio. Foi algo inédito, em que a loucura entrou na agenda cultural da cidade. Nesta segunda edição, a gente reafirma essa conquista, trazendo mais compositores, dando espaço para pessoas diversas, sendo um meio revelador de talentos, intérpretes, compositores e coletivos vinculados à saúde mental”, conta Babilak Bah, artista e um dos organizadores do evento.
O 2º Festival de Música Doida, durante os dois dias, vai contar com uma mostra de vídeos autorais, com a Tenda Suricato (produtos artesanais e alimentícios vinculados à associação de trabalho e produção solidária), com intervenções do grupo Trem Tan Tan e com um palco aberto, em que os participantes do festival poderão cantar, declamar poesia ou performar — os interessados deverão se inscrever previamente. Na quarta-feira (29/10), o público ainda vai conferir uma Mostra com Oito Compositores (14h30) e uma apresentação da banda Piraboa (15h30). Já na quinta-feira (30/10), as bandas Vozes Fora da Caixa (14h30) e Block Loki (15h30). Na programação, estão previstas oficinas de música enquanto os shows acontecem no Galpão 4 da Funarte MG. As oficinas serão destinadas a 30 participantes (no máximo).
Os interessados deverão se inscrever no local. Com criatividade, espaço para convivência e autonomia em um território de liberdade e acolhimento, o festival envolve artistas em sofrimento mental, que, na grande maioria, frequentam o serviço de inserção sociocultural de Belo Horizonte e de outros municípios do Estado de Minas Gerais. O 2º Festival de Música Doida foi aprovado no Edital 11/2024 - Propostas de Mostras e Festivais, projeto 5228, da Lei Aldir Blanc – Estadual e no Edital Programa Funarte Aberta 2025 - Ocupação dos espaços culturais da Funarte.