Aulas de forró com os professores Mary e Denner Melodia.
Oficina de artes visuais com foco em peças de artesanato, utilizando materiais recicláveis. Professor: Thomas Macedo.
A artista visual Nena Barros, natural da Zona Leste de BH, apresenta em sua primeira mostra individual obras cocriadas com sua filha Flora. Expondo seu olhar de dentro para fora, a artista explora cores, texturas e técnicas da arte urbana, abrindo sua visão dos muros da capital mineira, somado à sua mulheridade.
A oficina é um convite para experimentar a criação de um filme a partir da coletividade do trabalho em grupo. Exercícios em torno da presença do corpo em cena, práticas de escrita, criação de sons e imagens que se juntam para uma experiência coletiva de criação artística. A ideia é que o filme nasça do encontro entre as pessoas participantes.
Aulas de violão para iniciantes. Professor: Atanir Mateus.
A atividade busca relacionar práticas de canto e teclado com as trilhas sonoras, cantigas e outras músicas que ouvimos durante a vida, desde a infância até a idade adulta. A atividade vai articular materiais de memória, estilos musicais de preferência do grupo de trabalho e composições autorais para criação de um espaço de compartilhamento e prática da música em conjunto.
Aulas de capoeira com o professor Carlos Negão.
Programa de promoção da saúde voltado para as crianças e adolescentes que enfrentam situações de alta vulnerabilidade, utilizando a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o projeto Cáritas MG.
Focalizando o ato de brincar, os encontros possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e também famílias são estimuladas à vivência de brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.
Encontro que visa discutir diretrizes para realização das atividades relacionadas à área cultural do Território L4 e do CCAVC. Aberto a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCAVC disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Estúdio gratuito para produções de áudio. Aberto a artistas, grupos e produtores. Agende seu horário!