Nesta oficina, as pessoas são convidadas a vivenciar o prazer de estar em movimento e a ampliar a sua compreensão sobre a dança como campo artístico. Os exercícios e dinâmicas propostos estão ligados a diferentes modalidades de dança e visam estimular o alongamento, a coordenação motora, a percepção de relações com o espaço e com o tempo e a invenção de modos próprios de dançar.
Oficina que convida as crianças a explorarem o universo do teatro, através de dinâmicas teatrais brincantes. Com Daia Alves.
A oficina propõe a reflexão sobre os livros informativos e sua importância na formação de leitores. Com Érica Lima.
Leitura compartilhada de trechos selecionados do livro “Armazém do Folclore”, de Ricardo Azevedo, seguida de proposta de brincadeiras registradas no livro, bem como respostas das adivinhas. Mediação: Samuel Medina.
Uma seleção especial de obras de escritoras brasileiras, disponíveis no acervo da Biblioteca do Centro Cultural Bairro das Indústrias, em comemoração ao Dia da Literatura Brasileira.
Curadoria: Érica Lima
A exposição dedica-se a homenagear o cartunista Nilson Azevedo, cujas obras mostram-se sempre contundentes e originais.
Venha aprender a cantar e tocar com o professor Pedro Valter.
Atividade com o grupo Abadá-Capoeira.
Ambiente de criação e interação entre manualidades distintas que envolvem modos de fazer e possibilidades diversas de experimentações com agulhas e linhas. As técnicas de bordado, croché, macramé, tecelagem, cerzido e costura em geral, reunidas de acordo com as habilidades apresentadas pelo grupo de trabalho, numa troca de saberes entre os participantes.
Oficina de artesanato e confecção de artigos voltados à preservação da memória coletiva e promoção do bem-estar.
A terapia comunitária integrativa – TCI é uma modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, tanto quanto alegrias, vitórias ou histórias de superação. A TCI tem caráter preventivo, não curativo. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas.
O que é gestão cultural? E produção cultural? Como cada uma dessas áreas pode contribuir para a realização de um trabalho ou projeto artístico? Como um artista pode se autoproduzir? E se autogerir? Partindo dessas e de outras perguntas, a oficina é um convite à experimentação prática de modos de fazer gestão e produção cultural de forma sensível, criativa e ética. Considerando o potencial que essas duas áreas têm para o desenvolvimento de trabalhos e projetos artístico-culturais nas comunidades.
A oficina busca promover o encontro das crianças com as artes circenses por meio de figuras e movimentações elementares de acrobacia, malabares e equilíbrio.
Vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade e reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCBDI disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
As inscrições já estão abertas! Aproveite esta oportunidade para mostrar sua arte e conhecer a criatividade dos artistas da comunidade. A Mostra busca divulgar, incentivar e valorizar diversas manifestações artísticas, promovendo encontros, trocas e conhecimento entre os grupos e pessoas que fazem parte da comunidade local. A Mostra será realizada em 12 de julho, sábado. Venha fazer parte dessa importante iniciativa!