Programação de Férias - Janeiro 2026

Ícone Descrição

Descrição

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - MIS BH
 

Oficina de férias - Caderno de artista
9 de janeiro às 10h
Nesta oficina, os participantes serão convidados a criar o próprio caderno de artista a partir de técnicas simples de encadernação artesanal.
Público alvo: A partir de 13 anos. Menores precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Inscrições via formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKi2m90pZOv4sTjfre-ego9TAho0YaGz2ks6c-0sAs2t2RMg/viewform?usp=sf_link

 

Oficina de estêncil: desenhos de animação
17 de janeiro, das 10h às 14h
A oficina pretende incentivar a prática de atividades manuais e a criatividade dos participantes, a partir do universo do desenho de animação, por meio da criação de estampas em ecobags com técnica de estêncil e carimbos.
Público alvo: Crianças a partir dos 10 anos
Não é necessário inscrição
 

Abertura da Mostra: 70 anos da pioneira de Minas - A TV Itacolomi em fotos
10 de janeiro às 10h
A exposição homenageia os 70 anos da TV Itacolomi, pioneira da televisão em Minas Gerais, por meio de registros fotográficos em preto e branco realizados por Carlos Fabiano entre 1956 e 1963. 

As imagens revelam programas, bastidores e encontros que marcaram época, incluindo artistas consagrados, figuras populares da emissora e visitas internacionais. Mais do que celebrar uma emissora, a mostra resgata a memória afetiva de gerações que cresceram ao som da vinheta do indiozinho e de sua canção inesquecível. 

É um convite a revisitar rostos, histórias e momentos que ajudaram a moldar a televisão e a cultura em Belo Horizonte e no estado. A abertura acontece no dia 10 de janeiro, às 10h, com entrada livre e gratuita, e a visitação segue de quarta a sábado, das 10h às 18h.



MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO - MHAB
 

Museu Criativo: Colagem de Casinhas do Curral del Rey
11 de janeiro das 10h30 às 12h30
Moldando a nossa história
A partir de imagens antigas do Arraial do Curral del Rey, as crianças criam colagens de suas próprias “casinhas”, reinventando o passado da cidade com cores e formas. 

Atividade lúdica voltada para todas as idades. 

Menores precisam estar acompanhados dos
pais ou responsáveis. Participação por ordem de chegada até o limite das vagas.
 

Oficina de Gambiologia
17 de janeiro  das 9h às 12h
Construção de lanternas de LED utilizando-se embalagens plásticas recicladas. A oficina oferece uma iniciação à eletrônica e incentiva a conscientização em relação ao meio ambiente e à reciclagem de materiais. Nas oficinas de Gambiologia, todas as peças criadas são únicas e personalizadas pelos participantes.
Público alvo: Crianças de 7 a 12 anos (Menores devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis)
Inscrição via formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSmWlOAOqBvxmuowvdzRPIiLzCRdthmqkkNik2LjcWiX7sVA/viewform


Museu Criativo: Oficina Pintura Invisível
18 de janeiro, das 10h30 às 12h30
Uma experiência científica e artística!
Usando bicarbonato, álcool e açafrão, as crianças pintam formas e imagens que só se revelam no momento certo.
Atividade lúdica voltada para todas as idades. Menores precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Participação por ordem de chegada até o limite das vagas.
 

Museu Criativo: Oficina de colagem e desenho “Jardim de Cores”
25 de janeiro das 10h30 às 12h30
Inspiradas pelas cores do jardim do Museu, as crianças criam colagens e desenhos que misturam observação e imaginação.
Atividade lúdica voltada para todas as idades. Menores precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Participação por ordem de chegada até o limite das vagas.
 

Educativo aberto
03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de janeiro - sábados, das 10h às 17h, e domingos, das 13h30 às 16h30
O Educativo Aberto é um projeto permanente do MHAB em que a Sala de Acolhimento do Museu pode ser acessada pelos visitantes que encontram jogos, livros e materiais lúdicos, possibilitando diferentes formas de explorar a cidade e suas histórias.



MUSEU DA MODA
 

Oficina de Estofado Têxtil

6 de janeiro, às 10h às 18h
Imagine transformar um móvel antigo e desgastado em uma peça nova, cheia de estilo e personalidade. Na nossa Oficina de Estofado Têxtil cada cadeira ganha uma nova vida pelas mãos dos participantes, que aprendem de forma prática técnicas de desmontagem, corte e aplicação têxtil. É uma experiência inspiradora que une criatividade e renovação, resultando em ambientes únicos e cheios de conforto.
Classificação: a partir de 18 anos
Inscrições via formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffkKIEv4mmyxN5UjW_3HdQ9P-mjEM_xN68DEpGS8vPwInaQA/viewformusp=sharing&ouid=116835373243858359913


Passeio Arquitetônico Pela Rua da Bahia
10 e 17 de janeiro das 9h30 às 11h
Guiado por Ulisses Morato, o passeio arquitetônico fará um percurso por edificações históricas no eixo cultural da Rua da Bahia, tendo como ponto de referência o Museu da Moda – MUMO. Durante o passeio, serão compartilhadas noções sobre a fundação de Belo Horizonte, as características arquitetônicas do MUMO e das demais obras, além de curiosidades e notas biográficas dos arquitetos responsáveis. Uma verdadeira aula a céu aberto, que revela detalhes, estilos e histórias que moldaram a identidade urbana da capital mineira.
Classificação: a partir de 14 anos
Inscrições via formulário: https://forms.gle/JeiinfXBB8FvAiSq9


Mostra biblioteca
20 de janeiro às 12h
O módulo da biblioteca “Eu sou a Tal Mineira – Extensão” é um espaço dedicado exclusivamente à literatura sobre Clara Nunes. Como anexo da exposição, amplia o percurso da mostra ao reunir livros, pesquisas e registros que transformam a palavra
cantada em memória escrita. Assim, o visitante pode reencontrar a trajetória da cantora também através das páginas que preservam sua história.
 

Exposição “Riscos, Pedras e Fotografias: a arquitetura de uma autêntica Casa do Povo”
20 de janeiro, às 12h
A exposição reúne fotografias históricas e desenhos arquitetônicos que documentam a concepção, a construção e o estilo construtivo do antigo Conselho Deliberativo (atual Mumo), além do seu arquiteto e do contexto urbano da Rua da Bahia.

 

Palestra “Riscos, Pedras e Fotografias: a arquitetura de uma autêntica Casa do Povo”
20 de janeiro, às 17h
Palestra de abertura da mostra, incluindo a exibição de imagens, que tem como tema a arquitetura, o próprio Mumo, antigo Conselho Deliberativo de Belo Horizonte, bem como as notas biográficas do arquiteto Francisco Izidro Monteiro, autor do projeto arquitetônico do edifício. Além disso, será apresentada a inserção do edifício do Mumo nos contextos da Rua da Bahia e de Belo Horizonte.
Sujeito a lotação
 

Oficina de Zine
24 de janeiro das 14h às 18h
A oficina prática de criação de zines ensina a produzir livretos por meio de técnicas de colagem, ilustração e escrita. Ministrada por Jéssica Luiza Cardoso e Pedro Nicola, a atividade terá como temática as “Garotas do Alceu”, criadas pelo ilustrador Alceu Penna
para a revista O Cruzeiro, que se tornaram referência de moda e comportamento entre as décadas de 1930 e 1960.
Classificação: a partir de 15 anos
Inscrições via formulário: https://forms.gle/m9rM3NsLtvsq8qVF7



CASA DO BAILE - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
 

Casa 360º
Às quartas, quintas e sextas, de 17h às 18h, durante todo o mês 

CASA 360°" é uma ação educativa voltada para o público espontâneo, dentro da programação de férias. Durante todo o mês, sempre às quartas, quintas e sextas, o público será convidado a programar a sua visita à Casa do Baile para poder contemplar o pôr do sol, que acontece entre 17h e 18h, podendo mirar uma das paisagens culturais mais bonitas da cidade nesta época, um patrimônio mundial. O público terá acesso, acompanhado de um mediador, da varanda posterior do salão, defronte da lagoa, e poderá contemplar pontos como o Iate Tênis Clube, o Museu de Arte da Pampulha, o Vertedouro, o Monumento à Iemanjá/Portal da Memória, dentre outros; além de elementos da própria arquitetura da Casa, como a parede curva azulejada e os cobogós. Assim, ao dar uma volta na Casa, o visitante ainda irá percorrer os principais marcos históricos do Conjunto Moderno da Pampulha, ilustrado com imagens antigas. A atividade é gratuita e não é necessário se inscrever.
Classificação livre
 

Solstício de verão
24 de janeiro, às 16h
Apresentação do Quarteto de Cordas Echinata, formado por músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O quarteto traz um repertório de músicas brasileiras para dar aos boas vindas ao verão.
Classificação livre



MUSEU CASA KUBITSCHEK - MCK
 

Workshop de acessibilidade para pessoas com espectro autista no contexto cultural
15 de janeiro, das 10h às 12h
Oficina que capacita equipes de museus a criar experiências acessíveis para pessoas autistas, com base científica. Trata de neurodiversidade, sensorialidade, comunicação clara e práticas inclusivas.
A oficina será ministrada por Daniele Muffato, que é graduada em Educação Especial e Inclusiva e tem pós-graduação em Educação Inclusiva com ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades. Fundadora da ASPAS - Associação Pró- Autistas, é mãe de um filho autista e luta pela inclusão e pelos direitos das pessoas autistas.

 

LAB RESTAURO - Conservação de Painel de Mosaico - A partir da obra de Paulo Werneck, com Samara Asevedo
22 de janeiro, das 10h às 11h30
A oficina propõe uma imersão prática e sensível nos princípios da conservação de mosaicos, a partir do painel de Paulo Werneck no Museu Casa Kubitschek. Os participantes serão convidados a observar, compreender e experimentar técnicas básicas de conservação preventiva, refletindo sobre a integração entre arte, arquitetura e patrimônio modernista na Pampulha. A atividade articula visita mediada, demonstração técnica e prática supervisionada, estimulando o cuidado, a percepção material e o olhar atento sobre bens culturais integrados à arquitetura.
 

Brincadeiras no Jardim
24 e 31 de janeiro, das 14h às 16h
O Museu Casa Kubitschek convida o público infantil para uma aventura emocionante de aprendizado e diversão no Jardim de Burle Marx. Nela, as crianças terão a oportunidade de se envolver em brincadeiras educativas que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do cenário deslumbrante deste icônico jardim, sendo estimuladas a explorar o mundo ao seu redor, descobrindo os segredos da flora e fauna do jardim, enquanto aprendem curiosidades do Museu.
Classificação livre

 

LAB RESTAURO - Conservação de Cartões-Postais do acervo do Museu Casa Kubitschek com Samara Azevedo
29 de janeiro, das 10h às 11h30
A oficina propõe uma aproximação prática e reflexiva com a conservação de cartões-postais do acervo do Museu Casa Kubitschek, documentos que registram a construção imagética, os usos sociais e a memória da Pampulha ao longo do século XX. A atividade convida os participantes a observar, interpretar e experimentar práticas básicas de conservação preventiva de acervos em papel, refletindo sobre os cuidados necessários com materiais sensíveis como fotografias e impressos. Por meio de leitura de imagens, demonstração técnica e prática orientada, a oficina estimula o olhar atento para os processos de deterioração e fortalece a relação entre patrimônio documental, memória e preservação.



MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA


O caminho das linhas
17 de janeiro, das 10h às 12h
Nesta oficina utilizaremos tintas para realizar formas pensando nos Jardins de Burle Marx e com as linhas e agulhas iremos fazer bordados, trabalhando a observação, imaginação e coordenação motora.
Classificação: A partir de 10 anos ( Menores devem estar acompanhados de um responsável)

 

Manhã brincante- especial primeira infância
24 de janeiro, das 10h às 12h
Uma manhã de experiências artísticas e lúdicas dedicada especialmente para a primeira infância. Vamos experimentar diversos materiais e brinquedos sensoriais, com o objetivo de estimular a curiosidade e desenvolvimento criativo, com a participação de crianças de até seis anos. A atividade propõe um espaço aberto à experimentação a partir do brincar livre. Supervisionados pelos responsáveis e pela equipe educativa do MAP, as crianças exploram com autonomia e movimento.
A atividade começa com o acolhimento das famílias e conversa com os responsáveis apresentando a proposta. Em seguida as crianças serão direcionadas às ilhas de experimentação, ficando a vontade para explorar todo o espaço, circulando livremente, construindo suas descobertas.
Público alvo: crianças de 6 meses a 6 anos

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar