O Mercado Central nasceu em 7 de setembro de 1929, ainda como Mercado Municipal, reunindo cerca de uma centena de comerciantes em um terreno que havia abrigado o campo do América Futebol Clube. Naqueles primeiros anos, produtos hortifrutigranjeiros ocupavam o centro de uma operação criada para abastecer uma Belo Horizonte ainda jovem.
Hoje, são mais de 400 lojas e aproximadamente 1,3 milhão de visitantes por mês. Queijos, doces, cachaças, frutas, temperos, artesanato, restaurantes, bares, religiosidade e diferentes gerações de comerciantes convivem em um espaço que recebe mais de 15 milhões de visitas por ano.
O aniversário acontece ainda em um momento simbólico para uma das marcas mais reconhecidas da capital. Em julho deste ano, a Vale assumiu os naming rights do Mercado Central, mas optou por uma decisão pouco usual nesse tipo de parceria: preservar integralmente o nome Mercado Central de Belo Horizonte.