Destaques do Mês
Oficina de Capoeira
A oficina visa preservar a capoeira como expressão cultural, estimulando seu estudo e sua prática para iniciantes e alunos avançados. Em especial, celebra-se durante a Semana do Patrimônio Cultural os caminhos e trajetórias de mulheres no patrimônio imaterial.
Público: a partir de 6 anos
Dias 2, 16 e 30, sextas, das 19h às 22h
Oficina de Preservação de Fotografias, com Natércia Pons
Em comemoração à Semana do Patrimônio Cultural, o CCSG, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de BH, oferece uma oficina de preservação de fotografias. O curso será ministrado por Natércia Pons, responsável pelo Setor de Conservação e Restauro do MIS-BH, e terá como foco a conservação preventiva de fotografias.
Público: livre
Dia 7, quarta, das 15h às 18h
MAP em Movimento
Neste encontro, os participantes criarão um esboço para um fotolivro, que será também um livro de bolso, valorizando-o como expressão artística. Em seguida, haverá a elaboração de uma narrativa para o livro. A experimentação explora a paisagem do bairro São Geraldo como tema central.
Público: livre
Dia 14, quarta, das 15h às 16h30
Memórias do Bairro São Geraldo – Projeção comentada de filmes
Em comemoração ao Mês do Patrimônio Cultural, exibiremos filmes históricos sobre o bairro São Geraldo, do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS-BH). Haverá também uma roda de conversa com Moacir Ricoy, pesquisador do museu, para compartilharmos as memórias de nosso território.
Classificação indicativa: livre
Público: geral
Dia 21, quarta, das 15h às 18h
Recital Carô Rennó
O recital apresentará um repertório diversificado, destacando a cultura afro-brasileira e as tradições populares, incluindo canções como "Spirituals" e "Gretchen am Spinnrade", de Schubert. A programação contará ainda com obras de Carlos Alberto Pinto Fonseca, Villa-Lobos e peças internacionais como "Bella Ciao" e canções de Garcia Lorca, abordando temas como LGBTfobia e luta contra o fascismo. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Público: livre
Dia 23, sexta, das 17h às 18h30
Contando o que o Livro conta, com Belle Andrade
Para celebrar a Semana do Patrimônio Cultural, teremos uma leitura compartilhada de textos que exploram o tema "Caminhos e trajetórias de mulheres nas linhas do Patrimônio Imaterial", seguida de uma conversa reflexiva sobre a história lida.
Público: a partir dos 14 anos
Quartas, das 14h às 15h
Ateliê Aberto
Comemorando a Semana do Patrimônio Cultural, o Centro Cultural São Geraldo convida a todos para um ambiente de colaboração artística em seu ateliê. Juntos, vamos compartilhar, produzir e aprender sobre os caminhos e as trajetórias das mulheres no rico cenário do Patrimônio Imaterial.
Público: juvenil e adulto
Quintas, das 14h às 16h
Audiovisual
Oficina Cine Vida
O Cine Vida ensina as etapas da produção de um filme, abordando conceitos técnicos, teóricos e filosóficos do cinema, culminando na produção de um curta-metragem pelos participantes. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Classificação indicativa: livre
Público: juvenil e adulto
Dias 19 e 26, segundas, dias 21 e 28, quartas, e dia 30, sexta, das 19h às 22h
Música
Coral Canto Livre
O projeto congrega cantores e músicos locais em práticas colaborativas, incentivando a participação e potencializando talentos individuais. Com foco nos corais populares, o projeto busca unir artistas em torno da música e do canto.
Público: juvenil e adulto
Inscrições: no Centro Cultural
Sábado, das 9h às 11h
Patrimônio Cultural
Carimbó
De origem indígena com influências da cultura negra e portuguesa, o carimbó é muito popular no Norte do país. Trata-se de uma dança com movimentos giratórios e vestimenta de cores vibrantes, tendo como destaque grandes saias rodadas.
Público: a partir de 14 anos
Dias 1º, 15 e 29, quintas, das 15h às 16h30
Exposição “Deitar a Benção”
Desenvolvida pelos alunos da 12ª turma de Museologia da UFMG, explora a trajetória do benzimento e das pessoas envolvidas. Reúne relatos de benzedeiras e benzedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de obras de 15 artistas que abordam temas como benzimento, tradição, fé e cultura.
Visitação: a partir do dia 6, durante o horário de funcionamento do Centro Cultural
Exibição do Documentário e Roda de Conversa
Em celebração ao Mês do Patrimônio, será exibido o documentário “Deitar a Bênção”, resultado da parceria entre a 12ª turma de Museologia e as produtoras @oju_arte e @luziapintagaleria. O filme explora a vida e as tradições dos benzedeiros e benzedeiras. Ele destaca suas práticas, crenças e valores ligados à fé, cuidado e coragem na religiosidade popular.
Classificação indicativa: livre
Público: livre
Dia 19, segunda, das 16h às 19h
Forró
Aulas de forró, gênero de música e dança originário do Nordeste do Brasil, fortemente vinculado à identidade cultural daquele povo.
Público: a partir de 14 anos
Terças, das 18h às 19h30
Capacitação de Mestres e Contramestres de Capoeira
As capacitações são dedicadas à codificação da capoeira tradicional, destinadas a capoeiristas experientes, oriundos de diferentes territórios e comunidades. Tem como objetivo a preservação da tradição da capoeira e do papel dos mestres e mestras nessa arte.
Público: adulto
Quartas, das 19h às 22h
Encontros e Oficinas
Oficina de Dança O Som das Quadras
Os amigos das antigas reúnem-se novamente para promover a dança clássica da cultura dos bailes. A oficina ensina os passinhos que movimentam as pistas ainda nos dias de hoje, unindo gerações e trazendo saúde e bem-estar. Participe!
Público: a partir de 14 anos
Quintas, das 19h30 às 21h30
Nós e Nossos Avessos
Aulas colaborativas para trabalhos com fios e tramas, bordados e tapeçarias.
Público: juvenil e adulto
Sextas, das 14h às 17h
Serviços
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Brinquedoteca Élcio Ribeiro
Venha brincar e se encantar com os brinquedos em madeira produzidos pelo artesão Élcio Ribeiro.
Público: livre
Visitação no horário de funcionamento do Centro Cultural
Cessão de Espaço
O CCSG disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca