Teatro, desfile, manifestação e também comemoração. Tudo isso numa mesma montagem teatral. Essa é a proposta da peça BANDEIRAS! Entre agonia e alegria… resiste a democracia, do grupo O Teatro de Muita Gente, em parceria com o Espaço Comum Luiz Estrela. O espetáculo é a próxima atração do projeto Quarta Doze e Trinta e será apresentado na quarta-feira, 11 de novembro, às 12h30, na Praça de Serviços, Campus Pampulha. A apresentação é gratuita e aberta ao público. O Quarta Doze e Trinta integra o Circuito Cultural UFMG, uma realização da Pró-reitoria de Cultura (Procult).
Com direção geral de Rafael Bottaro, o espetáculo BANDEIRAS! combina teatro de rua, carnaval e manifestação política para abordar temas como democracia, racismo, misoginia, mineração e relações de trabalho. A montagem reúne cerca de 80 participantes entre atores profissionais, estudantes de Teatro e integrantes da sociedade civil. O grupo passou por oficinas de atuação, percussão, voz, cenário e figurino ao longo de seis meses.
Em cena, a proposta assume a forma de um desfile da escola de samba Acadêmicos Estelares, com cenas, textos e elementos visuais construídos coletivamente. “O Teatro de Muita Gente, mais do que somente um gerador de espetáculos, é um espaço de encontro e convívio, de embates e cooperação, um catalisador de processos, um espaço de atrito produtivo entre técnicas, estéticas, conceitos, práticas, teorias, procedimentos, experiências e visões de mundo, enfim, um espaço formativo de diálogo, de conflitos, de compartilhamentos e de descobertas. Energia teatral pura, insubstituível e elevada à máxima potência pelo grande número de criadores envolvidos”, ressalta Antonio Hildebrando, coordenador do grupo e professor da Escola de Belas Artes da UFMG.