Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Centro Cultural Bairro das Indústrias
Exposição Faces do Invisível – Retratos de catadores de material reciclável
Composta por dez fotografias em preto e branco, em linguagem documental, a exposição foi gestada durante a pandemia de covid-19. A mostra apresenta retratos de mulheres, homens e transgêneros que trabalham como catadores de material reciclável, a maioria em situação de rua. A proposta da exposição é sensibilizar o público geral – em especial, os jovens estudantes – e tornar conhecida a existência e a realidade desses trabalhadores, que fazem parte daqueles que a sociedade insiste em não ver.
Centro Cultural Jardim Guanabara
Exposição Bumba Meu Boi Felicidade
Exposição fotográfica e de materialidades, trazendo momentos do processo de concepção, criação e nascimento do Boi Felicidade, idealizado no ano de 2021, se materializando no início de 2022, por meio do “Quintal Cultural – Boi Felicidade”, projeto da Rabiola Instituto Cultural de Arte e Educação que foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira
Exposição História Afetiva de Leitores e Bibliotecas em Belo Horizonte
A exposição reúne depoimentos espontâneos de diversos leitores, além de relatos de outros 20 entrevistados com atuação na cena literária de BH.
Férias Literárias
No mês das férias escolares, visite a Biblioteca e confira a seleção especial de livros que fizemos para você “viajar” nas mais belas e cativantes histórias!
Centro Cultural Lindéia Regina
Exposição Trilhando com Arte
Exposição do artista José Carlos, morador do entorno do CCLR. Seus trabalhos, produzidos ao longo da vida como um hobby, agora serão mostrados como um impulso, um primeiro passo rumo à profissionalização. Segundo o artista, “afinidade com a arte”.
Centro Cultural Padre Eustáquio
Exposição Circuito Hip-Hop Barreiro
Como resultado do chamamento público para Artes Visuais, esta exposição itinerante traz obras dos artistas Ed-Mun, Fresh, Kroif, Mano Dean, Mart Posse, Riot, Tina Soul, Wanatta e Zi Reis. As obras foram produzidas em residência artística no final de 2022. O Circuito Hip-Hop Barreiro tem como premissa o reconhecimento e a valorização da cultura hip-hop em Belo Horizonte, tendo como foco a região do Barreiro.
Exposição BH é Quem? BH é Nóis!
Mostra das fotos tiradas pelos alunos da Escola Estadual Divina Providência durante as aulas-passeios realizadas em 2022. A exposição é uma releitura fotográfica do olhar da periferia sobre 19 espaços culturais, históricos e turísticos ocupados pelos alunos.
Exposição O Céu como Patrimônio
Inspiração para narrativas e culturas diversas, representação de ideias e conceitos religiosos, fonte de estudo para a ciência, fronteira para o desconhecido. Exatamente por isso o céu também pode ser tratado como patrimônio natural e cultural.
Exposição Ocupação Guarani Kaiowá
Ensaio fotográfico do artista Davydson Raymond, vencedor do Festival de Fotografia e Audiovisual da Universidade Estácio BH, retratando o cotidiano da ocupação Guarani Kaiowá. No centro da comunidade existe uma enorme mangueira. Ela é o símbolo da ocupação.
Exposição A Paisagem e a Arte da Gravura – Marilane Damasceno
A exposição traz uma coletânea de gravuras da artista plástica Marilane Damasceno que tem como tema a paisagem e a natureza. As gravuras são realizadas em diversas técnicas artísticas de impressão.
Exposição Quando Offline
Quando Offline é uma exposição que apresenta obras realizadas pelo “QUANDO”, coletivo que se forma a partir de junta entre artistas, não artistas e mulheres cis e trans que transitam pelo abrigo Maria Maria, casa de acolhimento à população de rua em sistema de moradia temporária subsidiada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Os trabalhos da exposição são frutos de laboratórios de arte realizados pelo coletivo em diferentes espaços públicos da cidade e apresentam linguagens como intervenção urbana, colagem, diários de bordo, desenho, arte têxtil, vídeo, derivas pela cidade, dentre outras ações multidisciplinares. QUANDO OFFLINE traz à tona manifestos que reivindicam mudanças sociais, desejos de mundos mais igualitários e justos. Acesse agora pelo seu celular ou computador!
Trabalho dos alunos da oficina Arte da Saúde
"A exposição 'Arte da Saúde', realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em colaboração com a renomada artista Miriam Vilaça, que acontece no Centro Cultural Urucuia, emerge como um inovador programa de promoção à saúde. Esta iniciativa singular converte a arte em uma ferramenta central para cultivar a cidadania e o protagonismo infanto-juvenil. Por meio de expressões artísticas diversificadas, a exposição convida a comunidade a explorar, compreender e adotar práticas saudáveis de forma envolvente e criativa, transformando os conceitos de bem-estar em experiências visualmente inspiradoras e participativas."
Exposição TV Itacolomi – A pioneira de Minas
Em resgate à história da televisão em Minas Gerais, a exposição “TV Itacolomi – A pioneira de Minas”, realizada pelo Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora de televisão de nosso Estado.
Exposição Êxodos – Sebastião Salgado
A exposição aborda tanto a dimensão global da crise migratória como esmagadoras histórias individuais de exílio. Ela é, antes de tudo, uma chamada à ação para além da compaixão.
Exposição Inarredáveis! – Mulheres quadrinistas
Integrante da programação do Festival Internacional de Quadrinhos de 2018, a exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas” conta com sete obras significativas da carreira de 12 artistas de Belo Horizonte.
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais