A I Mostra de Música Experimental e Improvisada da UFMG acontece entre os dias 14 e 19 de maio, com programação distribuída entre o Conservatório UFMG, a Escola de Música da UFMG e outros espaços culturais de Belo Horizonte. Com entrada gratuita, sujeita à capacidade dos locais, o evento reúne artistas, pesquisadores e grupos dedicados à música contemporânea, experimental e à improvisação livre.
Realizada pelo Conservatório UFMG, a mostra propõe um mergulho em diferentes abordagens sonoras, conectando produções da universidade e da cena independente da cidade a convidados internacionais. Ao longo da programação, o público poderá acompanhar concertos, performances e palestras que exploram novas linguagens, processos criativos e possibilidades de escuta.
A abertura, no dia 14 de maio, acontece no auditório da Escola de Música da UFMG, com apresentações do Grupo de Improvisação Livre da UFMG e do Trem Doido Quinteto, trazendo experiências que dialogam entre música, corpo e improvisação coletiva. Nos dias seguintes, a programação inclui palestras com convidados internacionais, como o artista francês Christophe Lebreton, que aborda novas luterias e cenografia instrumental, e a pianista e compositora Xenia Pestova Bennett, que discute o papel do piano na música contemporânea.
Entre os destaques musicais está o espetáculo Mnemosyne, do Kallpp Trio, que propõe uma experiência imersiva entre som, memória e imagem, além de uma noite dedicada à improvisação na Galeria Resistor, reunindo artistas brasileiros e estrangeiros em diferentes formações. O encerramento, no dia 19 de maio, traz o concerto The undiscovered islands, com obras de Xenia Pestova Bennett interpretadas ao lado de músicos convidados.
Ao longo de seis dias, a mostra se consolida como um espaço de experimentação, troca e escuta ativa, ampliando o diálogo entre artistas, público e novas formas de criação sonora na cidade.
Programação
14/05 - Quinta-feira, 15h30
Local: Auditório da Escola de Música da UFMG (Campus Pampulha)
Parte 1: Grupos GILU (Grupo de Improvisação Livre da UFMG)
Direção: Sérgio Freire e Ajitená Marco Scarassatti
Parte 2: Trem Doido Quinteto (Vinicius Pelizari/Trem Doido, Laercio Vilar, Catchoro, Arthur Lopes, André Borges)
15/05 - Sexta-feira, 14h00
Local: Sala do ECrIS (Conservatório UFMG)
Palestra A Arte da Restrião: Novas Lutherias e Cenografia Instrumental
Com Christophe Lebreton (França)
15/05 - Sexta-feira, 19h30
Local: Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena 1534)
MNEMOSYNE: Um espetáculo em dois atos
Com Kallpp Trio
16/05 - Sábado 19h
Local: Galeria Resistor (Av Pedro II, 886 / sala 302 – Bonfim)
3 sets de improvisação
I. Los Amigos (Daniel Tamietti, Mateus Macedo e Juani Ferreras – cellos) convidam Vanessa Aiseó(trombone)
II. Ajítẹnà Marco Scarassatti e Fernando Rocha convidam Remy Reber (França)
III. Ulisses Carvalho e Sara Não Tem Nome: Suite para barcos e aviões
18/05 – Segunda-feira, 14h00
Local: Sala do ECrIS (Conservatório UFMG)
Palestra O Piano está morto? Rituais de enterro e renovação no repertório contemporâneo para teclado
Com Xenia Pestova Bennett (Irlanda)
19/05 – Terça-feira, 19h30
Local: Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena 1534)
The undiscovered islands
Xenia Pestova Bennett (piano e composição), Irlanda
Participação de Elise Pittenger (cello), Mariana Salles (violino), Fernando Rocha (percussão) e Rodrigo Frade (flauta)