Em junho a Itália e a sua ópera são destaques em todo o mundo. No início do mês, é celebrada a “Festa della Repubblica Italiana” (2/06) e, a partir dela, começam os eventos tradicionais em celebração à grande obra italiana, patrimônio mundial.
O Música na Capela traz um espetáculo que apresenta cenas operísticas italianas curtas que se conectam pelos libretos e suas histórias. Trechos das óperas La Boheme, Aida, Tosca, La Traviata e Canções Napolitanas tradicionais serão apresentadas. A soprano lírico-spinto Eliseth Gomes, vai executar árias acompanhada pelo pianista Fred Natalino.
O repertório conduz a significados profundos e constantes da vivência humana e traz a reflexão sobre aspectos do cotidiano do homem ordinário, em seus sentimentos, emoções, delírios e sonhos. Cada trecho operístico carrega mensagens profundas e ricas, e a proposta é levar os espectadores a essa genuína experiência inerente, que apenas as peças eruditas conseguem conduzir.
Destaque para Ernesto de Curtis (1875-1937), Teodoro Cottrau (1827-1879), Giuseppe Verdi (1813-1901) e Giacono Puccini (1858-1924), que em 2024, completam 100 anos de sua morte.
O evento acontece na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita e espaço sujeito à lotação.