O projeto Tambor na Praça, liderado por Maurício Tizumba, leva o som e a energia do Tambor Mineiro em shows instrumentais de percussão para praças públicas com a participação de convidados de diferentes linguagens musicais.
A ideia é compartilhar ritmos, sons e promover a cultura e a música popular.
A próxima edição do projeto acontece no dia 17 de novembro, domingo, às 11h, na Praça da Saúde, no bairro Grajaú, em Belo Horizonte, com entrada gratuita.
A apresentação contará com a presença de Tizumba, Bloco Tambor Mineiro, Bloco Saúde e participação especial do cantora Elisa de Sena, artista mineira com importante atuação na música e nas artes cênicas, uma das fundadora do Coletivo Negras Autoras e da Coletiva Lugar de Mulher. “O Tambor na Praça é um projeto que une a comunidade através da força do tambor, trazendo a energia e a alegria da nossa música para um espaço aberto e acessível a todos.
E é com grande alegria que recebemos Elisa de Sena, uma artista que usa a sua arte e a sua voz para evocar a ancestralidade, liberdade, direito de ser e ocupar”, destaca Maurício Tizumba.
A presença do Bloco Saúde também é destaque no projeto. Formado por profissionais da saúde, o bloco demonstra que a música e a cultura são ferramentas essenciais para o bem-estar integral, reforçando a mensagem de que a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. “O Bloco Saúde, está sempre com a gente, porque ele nasce exatamente do Tambor na Praça.
A gente traz médicos cooperados, funcionários, colaboradores, pessoas ligadas à Unimed que, há quase 15 anos, vêm com a gente para as ruas, para as praças, levando muita alegria e festa”, comenta Tizumba.