O Complexo Cultural Funarte MG recebe, no dia 08 de junho, às 16h, o show musical “Afrozinha e o Baobá”. Com 40 minutos, o espetáculo conta com músicas de domínio público da cultura popular, canções autorais e músicas tradicionais em Yorubá voltadas para o público infantil.
A entrada franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, com 1h de antecedência. Desenvolvido pela cantora e atriz Nathália Romana, pelo músico, compositor e ator Marcos Mateus e pela atriz e produtora Kelly Coimbra, apresentação traz instrumentos percussivos (tambores, congas, patangomes), instrumentos harmônicos (viola, violão) e também alguns exercícios/brincadeiras de percussão corporal para que o público presente seja parte ativa da apresentação.
Nas músicas são abordados e valorizados temas, objetos e a estética afro- brasileira, através de letras que contam a história e exaltam elementos como a boneca Abayomi, as tranças Nagô, a árvore do Baobá e o Turbante, por exemplo.
O projeto se baseia nos valores civilizatórios afro brasileiros (Circularidade, Oralidade, Religiosidade, Energia Vital (axé), Corporeidade, Ludicidade, Musicalidade, Memória, Ancestralidade e Cooperativismo/Comunitarismo) para desenvolver o repertório e a apresentação do show.