A Filarmônica de Minas Gerais apresenta no dia 31 de agosto, às 11h, na Sala Minas Gerais, “Contos de Reis e Heróis”, na série “Concertos para a Juventude”, que, em 2025, apresenta como tema “A Orquestra nos Contos”. Dedicado a histórias de Cavaleiros, Reis e Heróis, o programa começa com o Conde de Egmont e sua bravura expressa na Abertura de Beethoven. Os compositores italianos marcam presença: Giuseppe Verdi em sua majestade no relato do Rei Nabucodonosor, bem como Gioachino Rossini no lendário herói Guilherme Tell. E por falar em heróis, o inconfidente mineiro Tiradentes é representado pelo Prelúdio da ópera homônima do maestro brasileiro Eleazar de Carvalho.
Completam o programa a energia do cavaleiro Lohengrin com música do alemão Richard Wagner e a inconfundível protofonia sobre o herói do romance de José de Alencar, com as inspiradas melodias de Carlos Gomes em O Guarani. A regência é do maestro associado José Soares. A série “Concertos para a Juventude” é realizada aos domingos e é dedicada às famílias e à formação de novos públicos.
O concerto é gratuito, com interpretação em libras, e terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube, pela Rede Minas de Televisão e pela Rádio MEC FM.