O tradicional Bazar de Histórias chega à sua 25ª edição. Evento multicultural promovido no Espaço Aberto Pierrot Lunar (bairro Floresta), desde 2008, acontece no dia 14 de dezembro, sábado, das 15 às 23h, com entrada franca. Para encerrar o ano em grande estilo, o espaço vai abrigar, em um dia só, uma programação variada, composta por cinema, teatro, música, dança, performance, mostra fotográfica, exposição de brechó e artesanato e, ainda, o bar Lunar com comes e bebes funcionando durante todo o evento. Tudo feito em clima festivo e partilhado com o público, afinal, a Cia Pierrot Lunar se despede de 2024, ano em que completa 30 anos de trajetória.
Neste ano, estão previstas apresentações teatrais, no formato de cenas curtíssimas, com aproximadamente 10 minutos, como: “A Chorona”, com atuação e dramaturgia de Ana Beatriz Cucaroli, “Tesourinha” da Pigmentar Cia, e a Leitura dramática Palito de Dente, que traz atuação e dramaturgia de Ariana Santos.
Dentro da performance e da dança, as bailarinas Rosana Conde e Brisa Shayú também apresentam o experimento “Y… Yo Puedo” e, o Coletivo Biruta, leva a público o seu “Uma Janela para o Mar”.
O cineclubismo também ganha espaço na programação do Bazar, com o tradicional Café com Cinema, edição Cinema Multi. O público assiste a sessões regadas à café e pipoca com exibições dos filmes “Fronteiras” e “Trabalhadores na Estação”, ambos dirigidos por Matheus Doninha, e “O Invasor”, realizado por Lucas Campolina.
Também tem exposição no Bazar. A mostra fotográfica do artista Alexandre Lopes (Studio Fótico) vai propor um recorte em retratos artesanais, a partir de suas experiências e trajetória na fotografia, passando do analógico ao digital. Para os amantes de brechó e artesanato, estarão expostas roupas e produtos das marcas locais Estúdio 739, Garimpo Jaguar, Toque Zambê, Brechó dos Anjos e Débora Personalizados. Durante toda a noite vai rolar o Bar lunar com comes e bebes à venda com Petiscos da Baixa.
E para animar ainda mais a festa, música não pode faltar. Estão previstos o Show “A mover os pés!”, com alunos de Cajon (residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar), do músico Belisario Tonsich. Outro show que promete é o “Monstras”, criado pela atriz e dramaturga Cynthia Paulino, a atriz, cantora e gestora Neise Neves e artista plástica e escritora Marta Neves, o coletivo traz com humor e ironia, cena e música que trazem para o debate a potências das mulheres 50+. Também vai rolar, durante o evento, Microfone Aberto para que artistas possam se manifestar. A noite encerra com o musical drag “Belle à La Carte”, com um cardápio de músicas escolhidas pelo público para ouvir e cantar junto.
Programação:
16h - Banda DGM;
16h30 – Exibições dos Curtas;
17h – Apresentação “Y… Yo Puedo”;
17h30 – Apresentação “A chorona”;
18h – Apresentação “Tesourinha”;
18h30 - Belisário;
19h – Apresentação “Palito de Dente”;
19h30 – Apresentação “Uma janela pro mar”;
19h50 – Apresentação “Monstras”;
20h30 – Show especial de 30 anos com *Bella à la Carte”.