A informação é a moeda do momento, e conhecimento é o grande diferencial para construirmos relações mais equilibradas entre pessoas, organizações, entidades públicas e empresas. Por isso a AMIG – Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil realiza o IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores.
Nos últimos anos vivenciamos mudanças importantes na mineração brasileira: novas leis, tragédias humanas e ambientais, alterações no mercado global, no ambiente político e na percepção das pessoas quanto à atividade. Por isso, conhecer cada etapa do processo tornou-se um ativo fundamental para municípios, empresas e sociedade. Saber como a mineração funciona e a maneira com que se relaciona com o meio público é o melhor jeito de criar um movimento mais igualitário para todos.
Programação
O IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores vai movimentar o auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), na capital mineira. A abertura, no dia 22 de agosto, será com o painel "Desafios e oportunidades para os municípios em face dos empreendimentos minerários existentes e em implantação", ministrado por Waldir Salvador.
Em sua apresentação, o consultor da AMIG pretende abordar, minuciosamente, como um município que vai receber a atividade minerária precisa se planejar para enfrentar os mais variados desafios, que vão desde as audiências públicas para o licenciamento e a implantação até os impactos sociais, ambientais e de infraestrutura, passando também pelas políticas de compensação.
"A mineração tem de dar retorno para a cidade e visibilidade para o empreendedor", pontua Salvador. "Meu objetivo será detalhar os desafios de gerenciar, planejar e acompanhar o empreendimento minerário desde sua implantação até os impactos futuros. Destacarei, ainda, quais são as possibilidades de parceria entre o município e a empresa para que a atividade viabilize programas de promoção humana nos territórios minerados".
Outros temas abordados serão "O processo minerário e as possibilidades de intervenção do município", "Lei Kandir e Código de Mineração: Revisão em busca de justiça federativa", "A sustentabilidade da atividade mineral junto a outros setores", "O processo de licenciamento ambiental e as possibilidades de intervenção do município" e "Regulação e Fiscalização Minerária com ênfase em CFEM e Barragens".
As inscrições podem ser feitas no site https://www.ivencontroamig.org.br
https://www.hbatools.com.br/iv-encontro-nacional-dos-municipios-mineradores__1114
Prêmio de Jornalismo
Durante o Encontro, será entregue o "Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco", que recebeu inscrições de produções jornalísticas de todo o Brasil nas categorias "Texto" e "Áudio/Vídeo".