A exposição individual “RETALHOS: Desenhos, Fotografias e Objetos”, da artista visual Wanda Tofani, apresenta um panorama de sua produção recente, reunindo cinco coleções desenvolvidas ao longo dos últimos sete anos. A mostra propõe uma investigação conceitual sobre a fragmentação e a reconstrução da memória, a reinterpretação de mitos clássicos e as leituras subjetivas do cotidiano, utilizando uma ampla variedade de suportes e linguagens técnicas.
A exposição articula-se a partir de núcleos temáticos distintos:
Ressonâncias: Foca na essência do desenho tradicional (lápis sobre papel) voltado para a representação da figura humana, tencionando a técnica clássica a partir de interferências de linhas geométricas.
Martírios: Investiga as dimensões da dor, da crueldade e da fragilidade humana por meio de composições que integram grafite, aquarela e recortes.
Fragmentos: Utiliza o desenho aplicado sobre tecidos para revisitar fotografias de infância, transformando a incompletude e a vulnerabilidade da memória em matéria visual através da transparência e do uso do frente e verso dos suportes.
Mitologias: Série fotográfica que reinterpreta mitos da Antiguidade clássica a partir de cenas íntimas e subjetivas construídas diante de um espelho pela artista e seu companheiro.
Vestíveis: Conjunto de três objetos que propõe uma reflexão crítica acerca do consumismo e da busca pelo prazer na sociedade contemporânea.
Wanda de Paula Tofani é artista visual, pesquisadora e professora aposentada do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG, instituição onde se graduou e concluiu seu mestrado em Artes. A artista possui ainda doutorado em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG. Ao longo de sua carreira, Tofani participou de cerca de vinte mostras coletivas, oito salões nacionais — obtendo premiação em quatro deles — e realizou sete exposições individuais em Minas Gerais, transitando entre o desenho, a gravura, a aquarela, a fotografia e a criação de objetos.