Na próxima sexta-feira, 06 de junho, o Teatro Espanca! recebe uma edição especial do Mercado Negro.
Ao longo dos anos a feira tem se consolidado como espaço de encontro, resistência e celebração da cultura negra em Belo Horizonte.
Das 17h às 22h, o público será recebido com comidas típicas, música, cores e saberes ancestrais em um evento que homenageia o espírito das festas juninas e provoca reflexões sobre memória e pertencimento.
Com o tema “Como não perder as tradições?”, a programação traz uma roda de conversa com duas figuras fundamentais da cultura popular mineira: Luci de Nanã, pedagoga, militante histórica do Movimento Negro e do carnaval de BH, Presidenta da Associação Coroa de Prata, Bloco Oficina Tambolelê; iniciada no candomblé no Ilê Axé Ogumfunmilayó; e Mestre Paulo, reinadeiro, dançarino e coreógrafo reconhecido como mestre da cultura tradicional pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
A conversa propõe um mergulho profundo na importância da preservação dos festejos, danças e rituais que atravessam gerações, marcando identidades e territórios.
A noite segue com show de Wendell Poeta, músico e produtor cultural com mais de 25 anos de trajetória na valorização do forró pé de serra e da cultura nordestina. Acompanhado de sanfona, zabumba e triângulo, Wendell embala o público com um repertório que convida ao arrasta-pé e ao calor coletivo.
Além das atrações culturais, o mercado é uma feira que reúne empreendedores negros de diversas áreas: moda, gastronomia, cosméticos naturais, brinquedos e acessórios. Como em todas as edições, o Mercado Negro reafirma seu compromisso com a economia, a inclusão e a acessibilidade, oferecendo interpretação em Libras durante toda a programação.
O convite está feito: traga seu chapéu de palha, sua camisa xadrez e sua alegria. Vamos juntos celebrar as tradições que nos fortalecem — no corpo, na memória e no afeto.