O Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira, já entrou para o calendário da cidade e, este ano, homenageia a “Rota do Queijo de Minas”, reunindo produtores de queijo da Canastra, Mantiqueira de Minas, Diamantina, Araxá e Entre Serras da Piedade ao Caraça. Em sua quinta edição na Praça da Savassi, o evento será no domingo, 15 de junho, das 11h às 19h, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas. Com programação diversa numa reunião de chefs e restaurantes de várias regiões do estado, shows de música, produtos mineiros, homenagem à Rota do Queijo de Minas e o concurso “Super Queijos”, o evento é uma oportunidade de viajar por Minas Gerais sem sair de Belo Horizonte.
A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na Sympla. O público também pode contribuir voluntariamente com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Adotar.
O público poderá experimentar pratos de várias regiões de Minas: Capitão Leitão (Cristovão Laruça) e Bar do Zezé (Vitor Martins), ambos de Belo Horizonte, ao Centro; Bar do Thom (Thom), de Montes Claros, ao Norte; Dona Lucinha (Marcia Nunes), representando o Serro, e Nosso Marmitex (Mirian Coura), de Rio Piracicaba, a Leste; Porto Capetinga Bar (Daniel Silva), de Santo Hilário - Pimenta, e Ocê tá Bão (Weber Junior), a Oeste; O provençal (Gabriel Gaede), de Tiradentes, e Catorze Cozinha (Matheus Gomes e Pedro Scarpa), de Itanhandu, ao Sul.
Depois de experimentar as delícias de cada região, o público participará de uma votação, por meio de QR Code, que estará em cada restaurante, para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2025.
O melhor prato ganhará o “Troféu Dona Lucinha”, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira. Os pratos podem ser harmonizados com cervejas, cachaças, café e vinhos, por meio de parcerias do Made in Minas Gerais com Krug Bier, Cachaças Prazer de Minas e Século XVIII, Zaro Café e Casa Geraldo, que comercializarão seus produtos. O Pandiprato também estará presente vendendo os panos de prato e itens do Made in Minas Gerais e da Rota do Queijo de Minas.