Carnaval da Liberdade 2026

Ícone Descrição

Descrição

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Palácio da Liberdade será palco de uma celebração dedicada à velha guarda do samba mineiro. Integrando a programação do Carnaval da Liberdade 2026, o projeto Palácio do Samba reverencia o ritmo em sua vertente mais tradicional, o samba “raiz”, reunindo artistas consagrados e grandes nomes da história do gênero em Minas Gerais.

Ao longo de cinco dias, o público poderá conferir uma programação gratuita e diversificada em um dos mais emblemáticos pontos turísticos da capital, com apresentações que exaltam a tradição carnavalesca e a força do samba mineiro. A abertura oficial acontece na sexta-feira (13), às 18h, com discotecagem do DJ Vini Brown, seguida por apresentação da Cia de Dança Palácio das Artes. A noite conta ainda com Fabinho do Terreiro e Nonato do Samba, que convidam ao palco a cantora Ana Proença, artista com mais de 20 anos de trajetória e atuação na Escola de Samba Cidade Jardim.

A programação segue ao longo dos dias com atrações como o cortejo da Banda da Polícia Militar, Luciene Gomes, Brasamba, Velha Guarda Baluartes do Samba, Bira Favela, Lulu do Império, Paizinho do Cavaco, Cacá Moncler, Sílvia Gomes (Ouro Preto), Gilmar Batista (Uberlândia) e a Velha Guarda da Faculdade do Samba BH, com Assis Maneiro Diza, Eliane de Minas, Barbanache, Cadiola da Vila e Heloísa Almeida (Diamantina).

No dia 17 de fevereiro, o violonista e compositor Thiago Delegado comanda a Virada do Samba Autoral. Em sua segunda edição, a iniciativa reafirma Belo Horizonte como um dos territórios mais pulsantes do samba contemporâneo. “Em um período marcado pela difusão de grandes hits e covers nacionais, é fundamental garantir visibilidade às canções que falam da nossa cidade, das nossas vivências e da nossa identidade”, destaca o músico.

O público também poderá conhecer artistas que representam diferentes gerações, estilos e abordagens do samba, com apresentações de Manu Dias, Dé Lucas, Alexandre Rezende, Feijoada Completa, Fran Januário e Adriana Araújo.

Carnaval da Liberdade 2026: programação diversa até 18 de fevereiro

Data: 13/02
Atrações:

  • 18h - DJ VINI BROWN
  • 18h15 - CIA DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES
  • 19h - RODA DE SAMBA com Fabinho do Terreiro e Nonato do Samba convidando Ana Proença

Data: 14/02
Atrações:

  • 13h - DJ VINI BROWN
  • 14h - CIA DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES
  • 15h - CORTEJO BANDA DA POLÍCIA MILITAR
  • 15h às 18h - RODA DE SAMBA com Fabinho do Terreiro e Nonato do Samba convidando Luciene Gomes e Brasamba (Viçosa)
  • 19h - VELHA GUARDA Baluartes do Samba convidando Bira Favela, Lulu do Império, Paizinho do Cavaco, Fabinho do Terreiro e Nonato do Samba

Data: 15/02
Atrações:

  • 13h - DJ VINI BROWN
  • 13h às 13h40 - CORTEJO BLOCO SHOW
  • 14h - Bateria Furacão do bloco O Leão da Lagoinha
  • 15h às 18h - RODA DE SAMBA com Fabinho do Terreiro e Nonato do Samba convidando Raquel Senéias e Pirulito da Vila (Itabirito)
  • 19h - VELHA GUARDA com Conselho de Mestres: Sr. Ronaldo, Sr. Marcelo, Dóris, Eliete Ná, Dona Elisa e Lucinha Bosco

Data: 16/02

Atrações:

  • 13h - DJ VINI BROWN
  • 15h às 18h - RODA DE SAMBA com Fabinho do Terreiro e Nonato do Samba convidando Caca Moncler, Silvia Gomes (Ouro Preto) e Gilmar Batista (Uberlândia)
  • 19h - VELHA GUARDA Faculdade do Samba BH: Assis Maneiro Diza, Eliane de Minas, Barbanache, Cadiola da Vila e Heloisa Almeida (Diamantina)

Data: 17/02

Atrações:

  • 13h15 - Manu Dias
  • 14h30 - De Lucas
  • 15h40 - Alexandre Rezende
  • 17h - Feijoada Completa
  • 18h30 - Fran Januário
  • 20h - Adriana Araújo
Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Palácio da Liberdade
Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários
Centro-Sul
Ícone eventos mesmo local

Eventos neste mesmo local


Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar