A cultura japonesa está cada vez mais presente no Brasil, influenciando jovens e adultos em diversos aspectos do cotidiano. Animes e mangás, estética kawaii, música J-Pop e J-Rock, e elementos tradicionais como festivais e artes marciais, além da maravilhosa gastronomia, estão se tornando parte integrante da vida dos brasileiros.
A tecnologia japonesa, moda streetwear e cultura pop também ganham destaque, assim como a apreciação pela arte Ukiyo-e e arquitetura paisagística do Japão, indicando uma crescente incorporação da cultura japonesa no Brasil.
A décima primeira edição do Festival do Japão em Minas já está sendo preparada e terá como tema central em 2024 as “Wagasas”, as conhecidas sombrinhas japonesas, que são um dos principais símbolos da cultura tradicional do país, unindo charme, simplicidade e tradição artesanal. Destaca-se também a função essencial do bambu em sua estruturação e em toda a decoração do evento.
Serão três dias de uma programação imersiva e cultural para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa.
Algumas atrações e atividades são: as apresentações instrumentais, danças típicas, oficinas de arte, experimentações de yukata e origami, espaço de cultura pop, exposições de ícones culturais japoneses, área institucional, campeonatos de hashi e jan-ke-po, concurso Miss Nikkey, concurso de Cosplay, concurso de Anime Song Dance, distribuição de mudas, além de área de compras e serviços.
O evento acontecerá de 1º a 3 de março, no Expominas, no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte.
Seu objetivo primordial é proporcionar uma imersão na diversidade da cultura nipônica, seus costumes e valores, oportunidades de negócios para expositores e participantes, além de ampliar os laços sociais e econômicos entre o estado de Minas Gerais e o Japão.
O evento se empenha em ser o canal que une a criatividade e a mineiridade com as similaridades e as tradições nipônicas.
A ampliação do espaço é uma das novidades da edição de 2024, visando uma experiência com maior comodidade e proveito do público.
O terceiro pavilhão do Expominas BH chega no evento para ser utilizado como uma área exclusiva para a Praça de Alimentação, onde o público poderá degustar de deliciosos pratos típicos da gastronomia japonesa e mineira, contando com mais de 28 mil metros quadrados para esta edição. a edição de 2023, o festival contou com um público de mais de 35 mil pessoas, ao todo.
Desde 2012, em seu início, esse número só vem aumentando, fato que comprova o sucesso e a aceitação do público, validando a importância do evento. s ingressos já estão disponíveis para venda, e podem ser adquiridos através da plataforma ou do aplicativo da GoFree.
Este evento é uma realização do Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão - ACCTBJ.