Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Cultural

Festival Laços da Ancestralidade

Descrição

Reforçar e difundir a cultura dos povos afro periféricos em Belo Horizonte: esse é o objetivo do Festival Laços da Ancestralidade, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro de 2024, sábado e domingo, no Mercado da Lagoinha, com a participação de moradores da região, representantes da cultura e de religiões de matizes africanas de Minas e dos povos originários do Estado.

 O projeto é realizado pela Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Cenarab (Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira) e Reunião Umbandista Mineira. 

Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte; Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura; Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar e Cidadania, bem como do Centro de Referência da Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha. 

Em sua terceira edição, o projeto tem como objetivo promover narrativas, viveres e saberes imateriais e culturais dos povos afro-periféricos. 

Assim, a programação, oferece atrações como shows, gastronomia, palestras, Feira Kinanga, atividades infantis, atos simbólicos de consagração à árvore sagrada e ancestral, entre outros. 

Shows como “Clara Viva - Aline Calixto canta Clara Nunes”, Sérgio Pererê, Bloco Orisamba, entre outros, fazem parte do evento. Para Pai Ricardo, zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, “os povos negros foram responsáveis por construir as estruturas físicas, sociais e culturais que, desse modo, alicerçam a identidade de BH e reforçar isso é muito importante”. 

O evento também celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado no país, no dia 20 de novembro, consagrando a rica colaboração da cultura afro-brasileira. Laços da Ancestralidade é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Localização
Mercado da Lagoinha - Rua Formiga, 140 - Bairro Lagoinha
Centro-Sul
Eventos neste mesmo local

Informações
Horários
a
Festival celebra o Dia da Consciência Negra com música, gastronomia, palestras, feira, atrações infantis entre outros nos dias 16 e 17/11
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar