Em homenagem aos 90 anos do nascimento e 30 anos do falecimento de Lélia Gonzalez, a nova edição do Projeto Memória resgata o legado da escritora e ativista em uma série de atividades itinerantes por 7 capitais brasileiras até agosto de 2025.
Nos dias 10 e 11 de julho, o projeto chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de Belo Horizonte, cidade-natal da autora, com realização dos seminários e da exposição "Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas, que permanece em cartaz até 2 de setembro.
A iniciativa da Fundação Banco do Brasil, produzida pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), contará com apresentação de um videodocumentário acerca da trajetória da homenageada na abertura do evento, seguida de dois dias de seminários, com palestras de autoras, ativistas e estudiosas do pensamento de Lélia e uma exposição de 18 paineis.
Os visitantes embarcarão em uma jornada de conhecimento e aprofundamento da própria história do Brasil a partir das lentes de uma das maiores intelectuais do país.
Referência mundial do feminismo negro e pioneira no debate público acerca de raça e gênero, Lélia terá sua memória celebrada também por estudantes da rede pública de ensino.
Afinal, o projeto apresenta um programa didático para levar cerca de 14 mil alunas e alunos presencialmente às atividades em todas as capitais por onde passará.
Para garantir que as exposições sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência visual, com um QR Code para acesso ao material da exposição de forma virtual, pelo qual é possível ouvir a audiodescrição de cada um dos painéis.
Essas medidas visam proporcionar uma experiência inclusiva e enriquecedora para todos os visitantes.
No contexto das atividades, foi reeditado um documentário de 30 minutos sobre Lélia Gonzalez, com acessibilidade de Libras, audiodescrição e legendas, para garantir acesso a todos os públicos, que será exibido nas grades de programação de TVs públicas, comunitárias, universitárias e legislativas.
Completam o projeto um livro fotobiográfico em formato de e-book e de audiobook, gratuito e online, e o Almanaque Pedagógico sobre Lélia, uma ferramenta educacional inovadora sugerindo recursos educacionais acessíveis para professores, educadores e alunos de todos níveis de ensino.