Na próxima quarta-feira, 15 de outubro, o projeto Quarta Doze e Trinta recebe o Grupo de Percussão da UFMG. A apresentação será às 12h30, na Praça de Serviços, e integra a programação da Semana do Conhecimento UFMG 2025. A entrada é gratuita. O Circuito Cultural UFMG é uma realização da Pró-reitoria de Cultura (Procult).
O Grupo de Percussão da UFMG foi criado em 1998 pelo professor Fernando Rocha e, desde então, participou de vários eventos tanto no âmbito da universidade quanto em âmbito nacional e internacional. Em 2004, o grupo lançou o CD “Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda”, indicado ao Prêmio TIM de Música, na categoria de melhor álbum infantil. Em 2018, lançou um CD em comemoração aos seus 20 anos e, em 2023, lançou o livro-álbum ‘Caxixinho’, também dedicado ao público infantil.
Em 27 anos de existência, o grupo executou pela primeira vez no Brasil inúmeras obras importantes da música contemporânea, de autores como David Lang, Mauricio Kagel e Louis Andriessen, além de ter estreado várias obras de compositores e estudantes de composição de Belo Horizonte.
Para o concerto da próxima quarta-feira, o grupo preparou obras diversas que vão desde arranjos de música brasileira, em que melodias e harmonias são adaptadas para o vibrafone e marimba, até obras contemporâneas escritas especialmente para instrumentos de percussão.