Criolo anuncia “Criolo 50”, projeto lançado oficialmente em vídeo publicado nas redes sociais do artista e já com ingressos à venda para a nova turnê.
A iniciativa celebra as cinco décadas de vida e carreira de um dos nomes mais originais da música brasileira contemporânea, com novos trabalhos musicais, um livro em coautoria com sua mãe, Maria Vilani, e apresentações em 12 cidades brasileiras. “Criolo 50” comemora a trajetória do artista e marca um novo momento em sua carreira, com novas criações, memórias e colaborações inéditas.
Entre os conteúdos já confirmados, está um álbum inédito em parceria com Dino D'Santiago e Amaro Freitas — artistas que dividem com Criolo não só uma indicação ao Grammy Latino com a faixa “Esperança” na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa, mas também o compromisso de construir pontes entre diferentes territórios, sonoridades e experiências.
A nova colaboração resgata e amplia a conexão diaspórica, lusófona e artística entre Brasil e Cabo Verde. E as novidades do projeto não param por aí. Também está previsto o lançamento de um disco de samba, gênero que sempre esteve presente na trajetória de Criolo e ganha agora protagonismo em meio às comemorações.
Outro destaque é o livro inédito em coautoria com Maria Vilani, mãe do artista, escritora, filósofa, poeta e ativista cultural. Cearense radicada no Grajaú, zona sul de São Paulo, ela fundou o Centro de Arte e Promoção Social (CAPSArtes), onde promove encontros literários, oficinas e debates com a comunidade.