O Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana oferece para a cidade a comercialização direta de quem produz para quem consome. São alimentos saudáveis e típicos da cultura alimentar mineira e belo-horizontina cultivados com os princípios da agroecologia como hortifrutigranjeiros, folhosas, raízes, ervas, frutas, além de flores, sementes e outros gêneros da terra.
O circuito de comercialização é composto pela feira central que acontece semanalmente na Rua Goiás e pelos pontos de venda distribuídos em seis regionais da cidade.
A implantação dos Circuitos Curtos de Comercialização se apresenta como ação estratégica de fomento à agricultura familiar e urbana agroecológica e à construção social de mercados, evitando atravessadores e contribuindo para a redução de desperdícios de alimentos, aumento da produção, o acesso e o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, assim como à geração de renda para quem mais precisa e preços justos para os consumidores e agricultores(as).
Funcionamento:
Feira da Agricultura Urbana:
Rua Goiás (entre os números 12 e 60), no horário das 9h às 15h, às quintas-feiras.
Pontos regionais da Feira da Agricultura Urbana de Belo Horizonte: em vários locais e horários.
Atenção: o tempo de permanência dos pontos a cada dia está sujeito a disponibilidade e a sazonalidade dos produtos.
Participam destes espaços agricultores(as) urbanos(as) de Belo Horizonte selecionados em chamamento público, cuja produção já é agroecológica e/ou que já esteja em processo de conversão. A feira promove o trabalho familiar e de cooperativas, associações e outras organizações da economia popular e solidária.
Aqui os endereços das feiras.