PROGRAMAÇÃO ANIVERSÁRIO DE BELO HORIZONTE
Horizontes do Samba (Dia do Samba) – dia 7 de dezembro, de 14h às 23h – Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira - Rua Formiga, 140, bairro Lagoinha.
A programação reúne expressões emblemáticas do samba belo-horizontino. Os 10 blocos caricatos de BH sobem ao palco celebrando sua trajetória e identidade festiva. A tradicional Roda de Samba com Mestras e Mestres de Belo Horizonte reafirma o encontro de gerações que mantêm viva a cultura do gênero, acompanhados por banda base especialmente formada para o evento.
Teatro Francisco Nunes
Música de Domingo - Show Viseira, de Davi Fonseca – dia 7 de dezembro
O cantor, compositor e pianista Davi Fonseca apresenta o show do seu segundo disco, "Viseira". O artista estará acompanhado do compositor, arranjador e instrumentista, Rafael Martini, e da cantora e instrumentista Juliana Perdigão, para um espetáculo que reúne as canções do novo trabalho e músicas do seu primeiro disco, "Piramba", que tem reconhecimento em listas como um dos melhores álbuns brasileiros.
O show integra a programação do Circuito Municipal de Cultura e tem entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados no site Sympla. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura.
Lançamento da publicação: “Pampulha: olhares múltiplos” e bate papo
Dia 6 de dezembro, às 10h.
O livro consiste em um inventário escrito por moradoras e moradores de Belo Horizonte que guardam uma relação especial com a Pampulha: por muitos anos ou poucos meses, tiveram a oportunidade de trabalhar na região. O evento contará com a participação destes colaboradores/autores, além da coordenadora do Museu Casa Kubitschek e da historiadora e mestre em educação, Vanessa Barboza.
Abertura da exposição “Dr. Juscelino, o médico que pensou o Brasil”, com curadoria de Fábio Chateaubriand e a exibição do documentário “JK, o Reinventor do Brasil”, no Teatro Feluma.
Dia 11 de dezembro, às 19h.
Essa programação integra um conjunto de ações em homenagem a Juscelino Kubitschek e são resultado de uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e a Casa JK de Diamantina.
Show “Branka canta Clara”
Dia 12 de dezembro, às 19h.
O espetáculo “Branka Canta Clara”, é uma homenagem à força e à obra de Clara Nunes, com direção musical de Carlinhos 7 Cordas. A apresentação une poesia, religiosidade e samba em arranjos que valorizam a essência da artista e a interpretação marcante de Branka.
A retirada de ingressos será via Sympla
Oficina "Bordando Belo Horizonte"
Dia 13/12, 15h às 18h
Nesta oficina especial em celebração ao aniversário de Belo Horizonte, vamos bordar alguns dos pontos turísticos mais queridos da nossa cidade, transformando memórias, afetos e paisagens urbanas em fios e texturas. Entre agulhas, linhas e conversas, cada participante criará seu próprio cartão-postal bordado, resgatando a delicadeza do feito à mão e a poesia que habita nossas ruas, praças e montanhas. Uma homenagem bordada, ponto a ponto, à capital que chamamos de casa.
Classificação: A partir de 16 anos
Inscreva-se
Visita mediada à exposição "Clara Nunes: eu sou a tal mineira"
Dia 13/12, 14h30
Celebrando o aniversário de Belo Horizonte, o MUMO oferece mais uma visita mediada destacando o legado e o estilo da cantora e comentando sobre o legado centenário do edifício do Museu.
A participação é por meio de senhas, que são distribuídas 15 minutos antes do evento.
Classificação livre
Mostra Arena - Espetáculo de Conclusão do Circo “Viagem à Lua” - dias 04, 05, 06 e 07 de dezembro
O Grande Baile – dia 5 de dezembro, às 19h
17º Aniversário do Centro Cultural Padre Eustáquio - dia 6 de dezembro, das 10h às 19h.
29º Aniversário do Centro Cultural Alto Vera Cruz - dia 6 de dezembro, das 14h às 17h
17º Aniversário do Centro Cultural Salgado Filho - dias 6 e 13 de dezembro
Aniversário do Centro Cultural São Geraldo – dia 13 de dezembro, 10h às 18h
Tardes musicais: Cantos de Venda Nova - dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro no Casarão
Azul e Branco (Centro de Memória de Venda Nova)
Reunião Pública | Apresentação dos resultados do Inventário Cultural dos Povos Indígenas em Belo Horizonte
Dia 7 de dezembro, 9h às 12h
Lançamento da 12ª edição da Revista Eletrônica do APCBH e do Sistema
de Acesso Online ao Acervo
Dia 11 de dezembro, às 14h – Auditório Museu Histórico Abílio Barreto
A implantação do Sistema de Acesso Online é uma iniciativa desenvolvida para ampliar a disponibilidade de informações, assegurando mais autonomia aos cidadãos e pesquisadores. Por meio desse sistema, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) disponibiliza uma seleção de documentos, permitindo que o público tenha acesso facilitado à memória e à história da cidade. O Sistema de Acesso Online oferece ao usuário a possibilidade de consultar documentos que já foram digitalizados e inseridos na plataforma.
A 12ª edição da Revista Eletrônica do APCBH traz o dossiê temático “Territórios Periféricos da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH”. O periódico, de caráter científico e de periodicidade anual, recebe artigos de diversas áreas do conhecimento sobre a cidade de Belo Horizonte em suas múltiplas dimensões.
Visita o Circuito Presépio do Pipiripau, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Dia 11 de dezembro, das 14h às 16h.