Mostra Arena - 2025

Ícone Descrição

Descrição

Programação completa:

 

15 de novembro à 5 de dezembro -  (Terça a sexta: 9h às 19h; Sábado: 9h às 17h; Segunda e domingo: Fechado)

Multiparidade - Exposição de Formandas da Área de Artes Visuais

A Exposição intitulada “Multiparidade” reúne trabalhos e processos de duas formandas de Artes Visuais: Analuz Pereira e Eyshila Stephane. A palavra “multiparidade” é comumente utilizada na biologia, substantivo feminino, aponta para a condições de algumas seres vivos capazes de múltiplas gestações: a mulher é uma delas. Em sentido figurado, pode-se referir também às coisas, objetos e seres que possuem múltiplas e variadas origens. O entrecruzamento de múltiplas estéticas, fazeres, dizeres, na exposição "Multiparidade", celebra a arte e a vida, marca mais uma etapa no processo de formação em arte, que é contínuo, multifacetado, permeável e que nasce e renasce à cada criação.

Local: Centro Cultural Salgado Filho, Rua Nova Ponte, 22 - Salgado Filho. Belo Horizonte.

Classificação Livre


22/11 - Sábado, 11h às 14h 

Conversa ao pé do fogão com a Circulação da Velha Guarda dos Unidos Guarani
Com um repertório que homenageia sambas antológicos e obras que exaltam a Pedreira Prado Lopes — como o histórico “samba de Chu-chu”, de 1936, considerado o mais antigo da cidade —, a Velha Guarda da Unidos Guarani celebra a memória e a força da tradição. Compositores que se inspiraram na Pedreira como Mestre Conga, Toninho, Mário César, Lurdes Bocâo, Chu-chu, Gervásio Horta, Rômulo Paes, Popó, entre outros nomes históricos do samba de Belo Horizonte, são contemplados na roda de samba da Velha Guarda dos Unidos Guarani.
Classificação: 14 anos


24/11 - Segunda-feira, 18h30 às 21h30

Abertura da Mostra - Abrindo a Roda
A Abertura da Mostra Arena é a celebração que ritualiza o início da partilha dos processos de aprendizagem realizados ao longo de 2025. Momento precioso de encontro entre estudantes, trabalhadores(as) da cultura, artistas e pessoas de toda a cidade. A noite conta com falas de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, além de apresentações artísticas de diversas turmas, entre elas: Áfricas em nós: Danças e outras performatividades negras; Módulo IV do Ciclo de Expansão em Dança; Práticas Percussivas - Ritmos Brasileiros, Ciclo de Expansão - Música; Laboratórios de Africanidades e o Cortejo do Boi Livre.

Local: Teatro Marília, Av. Professor Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia, Belo Horizonte.

Classificação Livre


25/11 - Terça-feira, 19h às 21h30

Juntas na roda - Áreas de Gestão e Produção Cultural e Dança
De forma lúdica e criativa, a roda de conversa partirá de perguntas recorrentes feitas por estudantes da ELA Arena interessados (as) em conhecer os saberes e fazeres da gestão e produção cultural, enquanto parte integrante de um campo maior voltado para a criação, construção e realização de ideias, sonhos e projetos artísticos e culturais na cidade. Entre um relato e outro, haverá algumas intervenções apresentadas pelas turmas da oficina Encontros para Dançar (CCBDI, CCLAO, CCU e CCVM) da área de Dança, e também de estudantes de diferentes turmas da área de Gestão e Produção Cultural. 
 

Local: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha, Belo Horizonte. 

Classificação Livre


26/11 - Quarta-feira, 19h às 22h

ELA gira - Entre turmas do Teatro
É momento de celebrar e partilhar os processos das turmas Ciclo II, Ciclo III, Laboratório de Criação: Encontro Com Clarice, Oficina Básica e Teatro Livre: encantações sonoras. Nesse encontro, faremos um giro pelos processos de criação e aprendizado dessas turmas, que irão partilhar trechos de seus trabalhos.

Local: Centro Cultural São Geraldo, Rua Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo, Belo Horizonte.

Classificação Livre


27/11 - Quinta-feira 

14h às 17h
Chá de Alice 
Espaço de compartilhamento onde se reunirão as produções e processos vivenciados pelas turmas de Design Popular, com participações das áreas de Dança, Patrimônio Cultural e Teatro. 

Performances, desenhos Têhêys, maracás e bordados com grafismos indígenas, máscaras, livros e diários de processo, costuras, danças e bordações reunidos num grande Chá da Tarde regado a sonhos, desejos, biscoitos, chás e cafés

Local: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, Av. dos Andradas, 367 - Centro, Belo Horizonte.

Classificação Livre
 

20h às 22h
Charivari Circense
Um encontro celebrativo que reúne crianças das Oficinas de Curta Duração e adultos do Curso de Formação em Circo. 

Refletindo o significado do seu nome, a ação exalta o processo criativo, acolhendo o “inacabado” — o que está em construção — como parte da expressão artística. Serão compartilhados com o público números e experimentos cheios de jogos de des/equilíbrio e poesia, envolvendo modalidades como acrobacia de solo e aérea, equilíbrio e malabarismo.

Local: Centro Cultural Usina de Cultura - Rua Dom Cabral, 765 - Ipiranga, Belo Horizonte.

Classificação Livre

 

19h - 21h30
Na roda com Patrimônio Cultural
Na Roda com o Patrimônio é um momento de troca das diversas experiências vivenciadas pelas turmas da área de Patrimônio. 

Da turma de Longa Duração, que experimentou a Cultura da Infância através das brincadeiras, da construção de brinquedos, das histórias e cantigas; dos Laboratórios de Africanidades, com seus tambores, estandartes e canções; do Laboratório dos Povos Originários com seus têhêys (desenhos), brincadeiras indígenas, poesia e construção de maracás; e também da turma do Boi Livre, que chega com o brinquedo, com as cantigas de boi, com a música e com a dança. Na roda, no chão, no compartilhamento, nos encontros.

Local: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, Av. dos Andradas, 367 - Centro, Belo Horizonte.

Classificação Livre


28/11 - Sexta-feira


9h30 às 12h30
Relembranças - Projeto Integrarte
O Projeto Integrarte, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, celebra a conclusão de sua décima edição. Ao longo desses anos, diversos(as) multiplicadores(as) culturais e agentes públicos(as) formaram-se no curso. Nesta manhã, as histórias, relembranças e os trabalhos de conclusão do ciclo somam-se à entrega de certificados, ao café da manhã e à poesia presente no Projeto. Vem celebrar conosco esse momento importante para a Escola e para a cidade! 

Local: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, Av. dos Andradas, 367 - Centro, Belo Horizonte.

Classificação indicativa: 14 anos


 

18h às 22h
Por dentro da roda: Bastidores das Artes recebem
Um rolê artístico experimental? Uma montagem de exposição? Uma resenha de final de semestre? Um encontro coletivo de grupos de trabalho? Um espaço aberto a performances e danças, com Fresta a festa e o som de DJ's? Este é o convite para um movimento da área de Bastidores das Artes ELA-Arena, com o compartilhamento dos processos dos grupos de trabalho das atividades da área nas modalidades de cenografia, curadoria, figurino, som e transversalidade, realizadas no segundo semestre de 2025. Venha com a gente, convide amizades e chegue para conhecer e celebrar o encontro e a Escola Livre de Artes Arena da Cultura.

PS: "Por dentro da roda: Bastidores das Artes recebem" pode ser uma abertura para receber pessoas, ideias, experimentos, em um espaço dinâmico, múltiplo e sensível, composto de materialidades, linguagens e trabalhos para a construção coletiva de diálogos e criações... 

Local: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, Av. dos Andradas, 367 - Centro, Belo Horizonte.

Classificação indicativa: 14 anos


01/12 - Segunda-feira


10h - 11h30
Danças para enfeitar a vida
Danças para enfeitar a vida será um momento de partilha para celebrar os caminhos trilhados, ao longo de 2025, pelas turmas da área de Dança do CCJG, CCP e CCSB. Venha participar e que, no giro da roda, possamos nos encontrar livres e abertos(as), reunidos(as) em danças que “não conhecem a vontade de dominar gente e coisas”; danças que enfeitam os dias e nos fazem confiar na beleza da vida sempre em movimento.

Local: Centro Cultural Jardim Guanabara, Rua João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara, Belo Horizonte.

Classificação Livre
 

19h - 22h
Sarau das turmas de Música
Um giro por canções ,vozes, beats, gerações e samples.
Local: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, Av. dos Andradas, 367 - Centro, Belo Horizonte.

Classificação indicativa: 14 anos


02/12 - Terça-feira


19h às 22h
Presente em dança - Encontro entre turmas do curso de longa duração em Dança
O Presente em Dança reúne as turmas do módulo I do Ciclo Básico e módulo IV do Ciclo de Expansão e será um momento generoso, dedicado à celebração de nossas conquistas ao longo de 2025. Esta será, também, uma rica oportunidade para a prática da apreciação, valorizando-se os processos de criação desenvolvidos em cada turma. Venha prestigiar o trabalho realizado no decorrer dos percursos formativos e sentir que dançar é um modo de estar no mundo, se transformando a cada dia, ancorados(as) na indizível beleza de ser o que somos.

Local: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, Av. dos Andradas, 367 - Centro, Belo Horizonte.

Classificação indicativa: 14 anos


03/12 - Quarta-feira

19h às 22h
Choro, Rosas e Violão
Encontro e apresentação das turmas de violão e choro da área de Música, e a turma de assessoria de grupos Rosas de São Bernardo.
Local: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha, Belo Horizonte.

Classificação indicativa: 14 anos


04, 05, 06 e 07/12 - De quinta a sexta-feira, às 20h, sábado, às 17h e às 20h, e domingo, às 19h

Viagem à Lua - Espetáculo de conclusão de curso do Circo

O espetáculo narra uma jornada interplanetária sonhada no picadeiro. Sob a lona, o desejo de voar ganha forma com artistas que desafiam as leis da gravidade em trampolins, trapézios, tecidos e liras, numa viagem de acrobacias poéticas, risadas e emoções.

O fio condutor da narrativa são as engenhosas tentativas de alcançar o cosmos. A expedição evolui dos primeiros voos em balões que brilham como estrelas à construção de um foguete, peça por peça, movida pela imaginação de artistas-inventores. Enquanto a Lua ganha vida em cena, cada gesto revela a coragem e a criatividade necessárias para transformar o impossível em algo real.

Local: Centro Cultural Usina da Cultura, Rua Dom Cabral, 765 - Ipiranga. Belo Horizonte.

Classificação Livre


06/12 sábado     

9h às 12h e 14h às 17h
Painéis vivos: Grafite e outras experiências de criação no olho da rua. 
Você é nossa(o) convidada(o) para um encontro especial aqui na Zona Cultural Praça da Estação - Edifício Central. A ideia é criar imagens utilizando-se de grafite, stencil, lambes e pixo (arte urbana) em diálogo com o universo cultural dos (as) participantes, das suas comunidades e do território urbano onde o encontro acontece. Momento também que iremos celebrar o encerramento de atividades da Área de Artes Visuais do ano de 2025. Fiquem conosco neste rolê o dia inteiro ou se desejar, pela manhã ou à tarde.

Local: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, Av. dos Andradas, 367 - Centro, Belo Horizonte.

Classificação indicativa: 14 anos


07/12 - Domingo


15h às 22h
Circulação da Velha Guarda Unidos dos Guanaris
Com um repertório que homenageia sambas antológicos e obras que exaltam a Pedreira Prado Lopes — como o histórico “samba de Chu-chu”, de 1936, considerado o mais antigo da cidade —, a Velha Guarda da Unidos Guarani celebra a memória e a força da tradição.

Local: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha, Belo Horizonte.

Classificação indicativa: 14 anos


13/12 - Sábado


19h às 21h30 
Estações II - Exposição do Ciclo de Poéticas 
Exposição da turma do ciclo de poéticas da área das Artes Visuais.
A Exposição intitulada “Estações II” reúne trabalhos e processos das turmas do Módulo IV - Ciclo de Poéticas, da área de Artes Visuais. A palavra “Estações” faz uma referência a Estação, espaço de trânsito, de movências e fluxos. Estações de experimentação, criação, convívio, conexões entre criações e criadores. Estações II marca mais um semestre do Ciclo de Poéticas, compartilha e celebra a arte e a vida, conexões que durante este semestre foi desejado, multifacetado, permeável e que nasce e renasce a cada semestre.

Período de visitação: 13 de dezembro à 29 de janeiro de 2026

Local: Centro Cultural Salgado Filho, Rua Nova Ponte, 22 - Salgado Filho, Belo Horizonte.

Classificação Livre


14/12 - Domingo


Encontros para ver imagens
A sessão Encontros para ver imagens abre-se mais uma vez para a partilha de filmes, vídeos e processos de criação construídos no ano de 2025 nas formações da Área de Audiovisual e do Núcleo de Produção Digital de Belo Horizonte. Um encontro para a partilha das imagens e também para uma conversa sobre esses trabalhos audiovisuais com a comunidade escolar e o público presente.
1ª Sessão: 16h - 18h
2ª Sessão: 19h - 21h
Local: Cine Santa Tereza, Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza, Belo Horizonte. 

Classificação indicativa: 14 anos

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar