O Mercado da Lagoinha recebe, nos dias 15 e 16 de novembro, a 4ª edição do Laços da Ancestralidade, evento gratuito que celebra a cultura afro-brasileira e as tradições dos povos afro-periféricos de Belo Horizonte. A programação inclui shows, feira literária, oficinas, gastronomia e artesanato, além do lançamento do primeiro EP do bloco Orisamba, “Orisamba, o Regente da Folia”.
Entre as atividades estão a Kinanga, feira de afroempreendedorismo e produtos indígenas, e a Lito-Oralidades, feira literária voltada a autores negros e indígenas, organizada por Alice Bicalho da Curva Editorial. O evento também promove rodas de conversa, contação de histórias e apresentações de artistas como Dóris e Banda, Aline Calixto, Raquel Moreira e Sérgio Pererê.
O festival é uma realização da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (CCPJO), com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e instituições parceiras, integrando as ações do FAN BH 2025/2026 e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Programação completa:
Sábado 15/11
14h às 20h: Kinanga e Feira Literária Litoralidades
14h40: Lançamento do livro: “Vizinhas das C’Antigas e suas Escrevivências”, organizado por Ana Luiza Menezes e Marriene Freitas
15h15: Aulão “Compartilhando Processos de Escrita Literária” com Leo Gonçalves, Karine Bassi e Oh trem Blues
15h30: Apresentação Coral Guela Zuela
16h30: Poesia em Voz Alta: apresentações dos poetas e microfone aberto ao público (QUE POETAS???)
18h30: Show Memórias do Samba e Seus Ensinamentos com Doris e Banda convidando Maestro Bartolomeu e Cida Reis
Domingo, 16/11
9h: Distribuição de mudas
10h: Ritual na gameleira
11h: “Contação de História - Festa no Aiyê” com Aline Calixto
14h: Culto da Rua
15h30: Raquel Moreira
18h30: Lançamento do EP: Orisamba, O Regente da Folia