Concebido como um projeto de intercâmbio entre cidades criativas da UNESCO, inspirado nos moldes do Bares Notables de Buenos Aires, o projeto Bares com Alma surgiu com o intuito de localizar e reconhecer 30 bares que ajudaram a construir a identidade de Belo Horizonte, destacando sua autenticidade e relevância histórica.
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Belotur, e pelo SEBRAE Minas, o objetivo é promover esses bares como espaços autênticos, incentivando o turismo local e a preservação desses estabelecimentos históricos.
A seleção foi feita a partir de 112 indicações por um comitê de 60 membros da sociedade civil de diferentes regiões da cidade, e um grupo de curadores composto por jornalistas, pesquisadores e lideranças comunitárias definiu os 30 bares escolhidos com base em critérios como tempo de existência e relevância na comunidade.
O processo incluiu entrevistas e levantamento de arquivos históricos para registro e divulgação.
Os selecionados estão espalhados por 20 bairros da capital mineira, buscando ampliar e descentralizar o entendimento dos moradores e turistas acerca dos botecos importantes para conhecer mais a história da nossa cidade.
O Bares com Alma - Prosas de balcão: patrimônio e autenticidade conta com uma programação composta por conversas entre especialistas nacionais e internacionais que vão abordar temáticas relacionadas ao patrimônio, autenticidade, turismo e economia criativa que perpassam questões levantadas no decorrer do projeto.
Além de compartilhar boas práticas, experiências e relatos que perpassam por esses temas, atuais e relevantes, que merecem um debate incorporando a sociedade civil.
PROGRAMAÇÃO
Manhã:
10h - Abertura: Belotur
10h15 - Lojas com História – Conhecer Lisboa pelas suas Lojas - Sofia Pereira (Lojas com História).
11h - Dialogando com o passado para imaginar o futuro: o papel da iniciativa privada na recuperação de imóveis históricos - Facundo Guerra (Shaking the Bar).
11h45 - Mesa redonda - Mediação: Rafael Quick (Oficina Paraíso).
Tarde:
15h - Os bares da nossa cidade: experiências, imaginário coletivo e identidade - Georgia Caetano (Doutora em Administração e Marketing), Vitor Velloso (Pirex) e Flávia Baltazar (Taberna Baltazar).
Mediação: João Rocha (Oficina Paraíso).
16h - De trás pra frente do balcão: mulheres no território do bar - Iva Murta (Bar da Iva), Eliza Fonseca (Bar da Lora) e Samira Lyrio (Nada Contra). Mediação: Lorena Martins (Fogo Alto).
17h - Cultura Alimentar afro-brasileira e a comida dos bares - Paty Durães (Pesquisadora de Culturas Alimentares) e Patrick Sthefano (Guia Saracutiar). Mediação: Fatini Forbeck (Aquilombar).
18h - Encerramento
Evento Presencial Gratuito. Os ingressos são disponibilizados parcialmente de forma on-line, com uma quota reservada para distribuição na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.