Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

7ª Mostra Descontorno Cultural - programação

Descrição

7ª Mostra Descontorno Cultural! 


Dias 15 e 16/4 nos Centros Culturais Públicos Municipais de Belo Horizonte

Música, dança, teatro, literatura, oficinas, brincadeiras e muitas atrações para todos os públicos.

Entrada gratuita 

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

 


Conheça também a programação por espaço: 

Dia 15/4, sábado

Centro Cultural Bairro das Indústrias

Endereço: R. dos Industriários, 289 - Indústrias I (Barreiro) 

9h Café da Manhã Comunitário - Bem estar

9h30 Abertura da Mostra de Artesanato - Bem-estar 

10h30 Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Cultura Popular

Ação formativa permanente da Escola Livre de Artes Arena da Cultura que propõe momentos lúdicos para toda família vivenciar brincadeiras populares, em contato com a cultura da infância.

10h30 Aula de Yoga - Bem-estar

14h Show Indolente Malandragem com Cliver Honorato - Música 
Cliver Honorato apresenta show voz e violão com repertório de seu novo álbum “Indolente Malandragem”, além de canções que compõem o repertório de seu primeiro álbum lançado em 2017.

15h Slam eFeira com Regiane Abelha - Literatura
Competição de poesia falada, feira colaborativa, artista convidado, Dj e microfone aberto. Sobre a feira: vamos ter moda afro, moda sustentável com brechós, artesanato, livros artesanais, artes plásticas e alimentação. 

15h30 Aula de Dança Infantil - Dança 

16h Espetáculo Peixes - Artes Cênicas 

Em uma consulta médica num manicômio judiciário, Cláudia, 52, professora, revela as histórias que viveu, numa narrativa fragmentada como seu pensamento. Ela conta como, um dia, quebrou a ordem das coisas e se libertou do ciclo de violência do qual fazia parte. Cláudia não é uma estatística. Cláudia é uma consequência social. PEIXES é um espetáculo poético e forte, cuja dramaturgia contém relatos reais de mulheres violentadas.

Classificação etária: 14 anos 

18h Descendentes do Sol com Nayibi Dominguez - Dança
Performance artística de dança contemporânea sobre a cultura indígena Pemon, da Gran Sabana, região tropical da Venezuela.

19h30 Quero grana mas já sou rico com Lucking - Música 
Show em homenagem à cultura afro-mineira, em que Lucking conta histórias e usando a oralidade, elemento vital da cultura africana. Com foco no resgate da autoestima do público, abordará a apropriação cultural, o black money e a autonomia do povo preto.

20h30 Eduardo DW - Música
Eduardo DW e banda propõem o RAP como ponto de convergência entre a música brasileira e o RAP, trazendo para esse encontro vários sotaques rítmicos, do Maracatu ao Congado, Boom Bap ao Breaking Beat. Ritmos brasileiros e afro mineiros em encontro com a rima e a poesia periférica, um diálogo aberto com a cultura popular e urbana trazendo novos espaços de criação e pesquisas para o RAP.
 

Centro Cultural Lindeia Regina 

Endereço: Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Regina

9h Café da manhã Comunitário - Bem estar

9h Manhã Sertaneja - Palco aberto para apresentação de música sertaneja de raiz - Música

10h Oficina Web Rádio Comunitária com Elmo Sebastião - Audiovisual 
A oficina possibilitará, ao público participante, uma vivência em produção de programas radiofônicos para Web Rádio, sejam eles artísticos, educacionais, esportivos, jornalísticos, entre outros, com senso crítico, social, cultural e ético.
 
14h Contação de Histórias com Samuel Medina - Literatura 

14h Curso "Você - Influencer Digital" com Lais Francine - Audiovisual

O curso ensina os participantes e iniciarem uma  carreira de influenciador nas principais redes sociais, com passos básicos para que as pessoas possam se tornar criadoras de conteúdo digital nas redes sociais. 

15h Show Infantil MUSICANCIONES - Música 
O show estimula a criatividade e movimento das crianças com suas canções, histórias e jogos chilenos.

15h45 Grupo de Dança Red on Black - Dança

16h Festa do Pijama com Grupo Oriundo de Teatro - Artes Cênicas
Uma grande celebração ao mundo da criança, povoado por brincadeiras, disputas, histórias e estados emocionais próprios do universo infantil . Com trilha sonora executada ao vivo.

16h Banda For Eyes - Música 

17h Banda Mk Ultra - Música
Banda de hardcore punk autoral independente da cena underground de MG, fundada na cidade de Betim em 2017.

18h Baile anos 60 - Dança
Venha relembrar os velhos tempos e dançar nos embalos de sábado à noite!

18h Banda Seu Silva - Música 
A bordo de uma Kombi Cliper 1995 personalizada  com elementos da cultura, a banda apresenta experiências reais e fictícias musicadas e preparadas para uma imersiva apresentação musical.

18h Exibição Comentada do Filme "Sofia" - Audiovisual

“Sofia” é, no seu núcleo, um filme de ficção-científica. E tem como objetivo trazer reflexões sobre a "mulher objeto", ou objetificada sob o ponto de vista masculino. No roteiro, Sofia é uma mulher (ou um robô, ou uma experiência?) que está programada para cuidar, servir, gerar, obedecer. Porém Sofia apresenta algum questionamento (ou erro de programação?) que faz com que seus criadores resolvam deletá-la.

Classificação Indicativa: 10 anos

19h Banda Antônio Vieira e Seus Nascimentos - Música
Nascido na capital mineira, o projeto “Antonio Vieira e seus Nascimentos” veio para trazer inovação poética, lançando mão do bom e velho Rock and Roll, passando do Pop-Rock ao Rock Psicodélico.

20h Banda Maskil - Música
Banda de hardrock alternativo, que iniciou suas atividades em 2015. 

21h Show Desconcerto com Alvordrens - Música
Show de Rock com repertório autoral com canções que fazem analogias entre místico e real. A banda apresenta canções no estilo Metal Sinfônico, uma mistura entre o Rock e o canto Lírico.

 

Centro Cultural São Bernardo 

Endereço: R. Édna Quintel, 320 - São Bernardo 

10h30 Brincadeiras Circenses com Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Circo

14h Contação de Histórias com Ariane Maria - Literatura

Essa história vem do Vale do Jequitinhonha e começa quando um menino encontra um presente e o leva para casa. Era esse menino e seus muitos desejos por novidades. Encontrou esse tal presente, depois encontrou outros por onde andava e a cada novidade encontrada, percebia que sempre escapava de suas mãos. No que parece o fim dessa história, se descobre mais uma novidade: a história não teria fim? Eu não sei. O que se sabe é que o canto de um certo cuca vive ressoando em alguns cantos desse mundo.

15h Brinquedos e Brincadeiras com Escola Livre de Artes Arena da Cultura 

Ação formativa permanente da Escola Livre de Artes Arena da Cultura que propõe momentos lúdicos para toda família vivenciar brincadeiras populares, em contato com a cultura da infância.

16h Na Linha do Meu Lembrar com Casa do Beco - Artes Cênicas 
O espetáculo é uma homenagem àqueles que primeiro habitaram os mares de morros da cidade, uma reverência aos saberes ancestrais e à gente simples que, subvertendo a lógica da exclusão, persiste em conquistar o seu direito de pertencer.   

17h30 Café com Lorota com Rosas de São Bernardo - Cultura Popular e Patrimônio

O grupo Rosas de São Bernardo apresenta o projeto “Café com Lorota”, que nasceu a partir de uma questão, por si só, muito peculiar: a inclusão do idoso. Mensalmente, são realizadas apresentações temáticas no Centro Cultural São Bernardo e, desde então, o que começou como um resgate de memórias, através de uma boa conversa em torno de uma mesa de café, tornou-se um ponto de encontro mensal de artistas e grupos interessados na cultura, sobretudo na cultura popular.

18h20 - Lola Lopes - Ao Vivo - Música
Show do álbum de estreia da cantora belo-horizontina Lola Lopes; artista pop que acumula mais de 40 mil streams nas plataformas digitais e pretende representar BH com sua nova obra. O CD foi inspirado na cidade de Belo Horizonte e mistura Pop, Funk e Hip Hop. Aqui, Lola traz, pela primeira vez, músicas em português além das canções em inglês!

19h Paige - Música
Show de música popular brasileira com trechos de R&B, do pop e do hip-hop. Paige se junta ao DJ Pedro HBS para entregar dança, coreografias, visuais e muita música pop ao público. 

20h30 Show Mundo Virtual com Berico Roots - Música
Show de lançamento do primeiro álbum solo de Berico Roots, "Mundo Virtual”. O álbum traz uma visão contemporânea do que vivemos hoje no cotidiano das redes sociais, além disso, faz um alerta sobre fake news e discursos de ódio. Berico Roots traz em seu repertório um show bem dançante com influências da black music.
 

 

Centro Cultural Salgado Filho

Endereço: R. Nova Ponte, 22 - Salgado Filho

9h - Mesa da Partilha - Bem-estar

9h às 17h - Mostra de bordado Entrelinhas com o grupo de bordadeiras do CCSF

Mostra de bordado realizada pelo Grupo de Bordadeiras do CCSF e alunas da oficina de bordado e suas delicadezas.

9h30 Show de abertura com Edu Pio: Brincadeiras sonoras - Música

10h30 Aula show com o Grupo de Balé CCSF - Dança 
Aula show com as alunas da oficina de balé infantil do CCSF.

11h30 Contação de Histórias com Samuel Medina - Literatura 

14h Grupo Cancioneiros - Música
Show musical com repertório que contempla os diversos ritmos da música popular brasileira e latino americana. Boleros, cirandas, folclore, serestas, cantigas afro-brasileiras serão levadas ao som
de violão, sanfona e percussão.

15h Cortejo com Boi Livre - Música

O Boi Livre é um grupo da brincadeira do boi, conhecido como boi-bumbá e boi da manta. Regidos pelo mestre Faria, o Boi Livre vai fazer um cortejo em homenagem à Silvia Rejane. Rejane era integrante do grupo e funcionária do Centro Cultural Salgado Filho. Em respeito à sua memória e ao seu trabalho na região, convidamos toda a comunidade para participar do cortejo pelas ruas do bairro, começando pelo Centro Cultural Salgado Filho.

16h Laboratório criativo de videoclipe - iniciando um projeto audiovisual com Almanaque Filmes - Artes Visuais/Audiovisual

O Laboratório de Videoclipes consiste em uma vivência teórico-prática para artistas e produtores musicais. A partir de estudo de caso da produção do videoclipe Ode à Dali, haverá uma troca de experiências que abordará os temas: briefing, captação de recursos, conceito criativo, roteiro, pré-produção, produção e pós-produção. 

17h Espetáculo de dança com o Balé Yara Araújo - Dança
Espetáculo de balé clássico com as alunas da Cia de Dança Yara Araújo.

18h Roda de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte - Música 

Os  sócios do Clube do Choro de Belo Horizonte, apresentam as grandes composições de choro, inclusive parte obra de Waldir Azevedo, no ano de seu centenário. Grupo com a formação clássica das rodas de Choro, com violão 7 cordas, cavaquinho, pandeiro, acordeon e instrumento de sopro. Projeto o Choro Desta Cidade Sou Eu – Clube do Choro de Belo Horizonte.

19h Chiquinha vem aí com Léo Araújo - Artes Cênicas
O espetáculo de humor caipira “CHIQUINHA VEM AÍ", interpretado pelo ator Léo Araújo, provoca o riso espontâneo dos espectadores à medida que dá voz e expressão aos parentes e figuras típicas do interior mineiro, com o intuito de despertar no público as suas memórias afetivas. 

20h Márcio Aranha e a Teia - Música 
Show de rock autoral.

21h Show Onirika + bate papo sobre o Sonora Festival Internacional de Compositoras com Deh Muss - Música 

Canções e músicas espaciais e oníricas. O repertório traz canções do segundo álbum de Deh Muss, "Antes de Eva...", com músicas míticas de Deusas de diversas culturas pelo mundo, além de canções inéditas no formato intimista voz e violão.

 

Centro Cultural Zilah Spósito 

Endereço: R. Carnaúba, 286 - Zilah Sposito

9h  Aulão de Zumba - Dança 

10h Apresentação Maculelê com ​​Grupo Vanguarda Capoeira - Cultura Popular 

11h Espetáculo Adiante com Companhia Caxangá - Circo 

Lorota e Esmeralda conduzem o público por um universo místico e poético, onde a bobagem é o guia. De estética mambembe, o espetáculo faz referência aos clássicos da palhaçaria. Um ótimo refresco para dias de fracasso, quando precisamos de uma mãozinha para seguir adiante. 

13h Batalha de Breaking com Madf  - Artes Cênicas/Dança

Batalha de Breaking, dança  que faz parte da cultura HIP HOP. Essa batalha será uma seven 2 smoke, batalha de dança com 7 dançarinos duelando entre si por 30 minutos em que quem tiver o maior número de vitórias vence.

13h Oficina Musicalização com Projeto Oná - Música
Musicalização, confecção de instrumentos alternativos e trabalho com artes visuais que serão utilizados no Lançamento do CD Oná. Com Salin de Sá. 

14h DJ EDD convida: W2 e Serjão ST - Música
De simpatizante a ativista da cultura HIP HOP, Edivanio Silveira iniciou sua contribuição como Grafiteiro, em 1998, onde assinava COISA (apelido de infância). Junto com os parceiros W2 e Serjão ST trazem um show de rap através do projeto ATITUDE CONSCIÊNCIA NORTE.

16h Lançamento do CD Oná com André Oliveira - Música 
Show Oná nas Gerais, um trabalho autoral com composições que passeiam pelo choro, baião, afoxé, música mineira e afro-brasileira, numa mistura efervescente de ritmos que remetem às raízes da música brasileira em toda a sua riqueza. Além das composições de André Oliveira, músicas de compositores consagrados, inovando nos arranjos.

18h Pior Mc Do Meu Bairro com Guima Do Zilah - Música
Show com músicas que retratam as histórias e vivências ocorridas no Zilah e seu entorno.

19h Competição Tik Tok - Artes Cênicas/Dança 

 

Centro Cultural São Geraldo 

Local do evento: Praça Santuário São Geraldo - São Geraldo

EVENTO COM ACESSIBILIDADE EM LIBRAS

10h Lian Gong - Bem-estar
Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa, desenvolvida para tratar dores e promover saúde. Professora: Neire Castro Araújo.

10h30 Academia da Cidade - Bem-estar

11h Oficina A arte quebrando as barreiras do preconceito com Teatro Inclusivo - Artes Cênicas 

A Oficina é constituída de 4 momentos:  alongamento, aquecimento cênico para entrosamento dos participantes, exercício cênico e bate papo conclusivo da oficina. A oficina é voltada para pessoas com deficiência física, intelectual, múltipla, mas também podem participar pessoas que não têm deficiência. 

11h Roda de capoeira Associação Mineira de Estudos da Capoeira - AMEC - Mestre Beto Onça - Cultura Popular e Patrimônio

14h Apresentação de Carimbó com Raquel Dias - Dança 
De origem indígena com influências da cultura negra e portuguesa, o Carimbó é muito popular no Norte do país. Trata-se de uma dança com movimentos giratórios e vestimenta de cores vibrantes tendo como destaque grandes saias rodadas.
Professora: Raquel Dias

14h30 Aula aberta de Forró com Noeli Gonçalves - Dança
Aula de forró, gênero musical originário do nordeste do Brasil, fortemente vinculado à identidade cultural dos nordestinos. Professora: Noeli Gonçalves Machado

15h30 Afrosarau A literatura é um caminho de volta para casa com Afrolíricas - Literatura

O AFROSARAU ocupa teatros, praças e diversas regiões de BH onde há o encontro, o reconhecimento e o pensar sobre nosso lugar no mundo, promovendo identidades e suscitando a nossa reflexão sobre "comunidade". A poesia é recitada, ouvida e compartilhada gerando um espaço de troca e cura através do poder da palavra. 

16h30 Apresentação Ballroom (Vogue) - Dança

17h Show Ressignificando com Colombiana - Música 

O Show Ressignificando mantém a raiz da MC: as Batalhas de Improviso. Representando a identidade da artista em sua potência enquanto mulher, preta, mãe solo, que sabe muito bem quem é, e quem ainda vai ser. A proposta é ressignificar a mulher preta favelada naquilo que ela sempre foi. Sonhadora, guerreira, inteligente, gostosa, que chora e grita, que dói e faz doer, que sente, que ama.

17h30 Baile com discotecagem e apresentação de dança - Música 

18h45 Apresentação musical cantoras parceiras - Música 
Com Rosângela Gonçalves, Lu Dioh, Bárbara Alves, Samantha Luz.

19h45 Apresentação musical Glaysson Astoni - Música 

21h Sambando pro Santo com Dibantu - Música 

Uma reverência às raízes do povo preto, desde os terreiros às rodas de samba. Partindo do universo Bantu, atravessando a cultura nagô e o sincrético brasileiro, Dibantu traz em seu repertório referências a partir de sambas consagrados de nomes como Toninho Gerais, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Clara Nunes bem como das cantigas de Nkisi, Orixá e o samba da malandragem, através das releituras e composições autorais.
 

Centro Cultural Usina de Cultura

Endereço: R. Dom Cabral, 765 - Ipiranga

9h Oficina de Preparo de Extratos Artesanais de Ervas e Plantas Medicinais com Adriana Naele - Cultura Popular e Patrimônio

Nesta oficina, os participantes irão adquirir o conhecimento tradicional e popular de preparo de extratos de plantas e ervas medicinais, visando a manutenção da saúde.

9h20 Literatura de Berço com Cássia Bittens - Literatura

10h Prosa de saberes tradicionais com Ana Maria - Cultura Popular e Patrimônio

Troca de saberes, plantas, chás e benzeções.

10h20 Literatura de Berço com Cássia Bittens - Literatura

11h Apresentação Cia Pé de Moleque (Infantil) - Artes Cênicas
A Cia realiza espetáculos e apresentações que mesclam as linguagens musical, cênica, narrativa e do brincar. Integrantes: Isaac Luís e Juliana Daher.

14h Web Rádio Griot com Angelo César - Cultura Popular e Patrimônio

A Rádio Griot irá realizar entrevistas com os artistas participantes, público presente, trabalhadores presentes, divulgando assim o evento nas redes sociais da rádio e no site oficial.

15h Cia Candongas – Apresentações das Oficinas Artísticas de Dança de Rua e Pandeiro - Cultura Popular e Patrimônio

16h Campo Minado com Luscas Gonçalves - Artes Cênicas
A performance-homenagem, fora do espaço espetacular, remonta a memória do congado indo até à casa de sua avó-rainha. Dentro, o bastão se transforma em papagaio que é solto pelo menino. Um varal, carregado de roupa, é formado em cena. Cada peça, uma história. O corpo é a memória que está em constante mutação.

17h Candeeiro da Vovó - Música
Neste projeto, a cantora Manu Dias convida, a cada edição, dois artistas da cena do samba, um que representa a “Velha Guarda” e outro da “Nova Geração”. Através do samba, o público vai saber um pouco sobre a trajetória de cada um, seja como compositor, intérprete ou instrumentista.

19h Apresentação e workshop de Criação Musical com Rafael Macedo - Música 

Na proposta "Ouçam comigo", Rafael Macedo convida o público a um mergulho em canções emblemáticas do repertório da música popular brasileira, bem como em canções de sua própria autoria. Entre conversa e apresentação musical, e um olhar técnico e poético, Macedo convida o público a essa experiência de escuta e reflexão ao redor do rico universo da canção brasileira.

20h Nath Rodrigues - Música 
Multi-instrumentista, cantora, compositora e investigadora das artes cênicas. Em seu show solo, apresenta um repertório focado em músicas autorais, referências e instrumentos de corda (violino, berimbau e violão). Numa atmosfera intimista, compartilha histórias acerca das composições e demonstra sua potência vocal e artística abrindo um instante sublime de arte para o público.

21h Sophi - Música 
Show baseado na força dos artistas da cena independente de Belo Horizonte. Aborda, com leveza, a pauta da diversidade, principalmente a inclusão LGBTQIAP+, em um setlist com todos seus lançamentos (Obsoleta, Toque de Recolher, História de Nós e ELA É UM 10), além de covers clássicos do MPB e músicas novas. 
 

Centro Cultural Vila Fátima 

Endereço: R. São Miguel Arcanjo, 215 - Nossa Senhora de Fátima

9h às 22h ​​Estande Parque Estadual Florestal da Baleia
Orientações sobre preservação ambiental.

10h Mesa Compartilhada - Bem estar

11h Os Cinco Sentidos de Otto com Anna Lirah - Literatura
Anna Lirah se apresenta com objetos lúdicos, brincadeiras, cantigas de roda e autorais, para trazer ao público uma experiência em que o SENTIR é o que faz SENTIDO. 

15h Caleidoscópio - o olhar das crianças para a serra com Antônio Salgado - Artes Visuais

Oficina de audiovisual para crianças e jovens que frequentam o Centro Cultural Vila Fátima. O público será convidado a contar histórias sobre a paisagem da serra e a sua relação com esse espaço, através de uma entrevista filmada pelo artista Antônio Salgado. 

17h Flavia Ellen - Música
Show voz e violão que passeia pelas composições de sua carreira, além de apresentar novas canções que estão guiando a artista para uma estética musical que mistura a música mineira e a baiana.

18h Omar – O vôo da abelha ao redor do romã - Música 

19h Show Ato com Eu Penaforte - Música 
Na apresentação, o Eu Penaforte dança, canta e recita poemas e canções acompanhadas por batidas eletrônicas produzidas pelo próprio artista, que assina todas etapas da produção do disco. Nas letras das canções, o regionalismo, poesia lírica e de protesto são costuradas na manta do Hip Hop.  

20h Show Atlântico Corpo com Banda Pelos - Música
A banda Pelos apresenta o show "Atlântico Corpo", baseado no álbum lançado em 2022. Listado em veículos importantes como uma dos melhores discos brasileiros do ano passado, "Atlântico Corpo" mostra, em 11 canções, uma musicalidade diversa, inspirada principalmente no rock, no soul, no jazz e no afrobeat. Aliado às letras, é um veículo potente para falar sobre as vivências negras no mundo contemporâneo.

Centro Cultural Venda Nova

Endereço: R. José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários

9h Café compartilhado - Bem-estar 
Café compartilhado com apresentação dos Rouxinóis e Grupo de Dança Sempre Novas

9h Os Rouxinóis - Música e Sempre Novas - Dança

10h Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Ação formativa permanente da Escola Livre de Artes Arena da Cultura que propõe momentos lúdicos para toda família vivenciar brincadeiras populares, em contato com a cultura da infância.

11h Workshop Viola Brasileira com Letícia Leal - Música 
Show da Violeira Letícia Leal seguido de workshop de acordes dissonantes na viola brasileira. Para todos que queiram se aprofundar nos caminhos da viola de dez cordas

11h30 Oficina de Brinquedos Recicláveis com Eva Martins - Cultura Popular 

A proposta da oficina é reciclar, reaproveitar, reutilizar ou personalizar materiais, multiplicando a ideia de sustentabilidade. 

14h Perifeira Estações - Cultura Popular 
Mostra de Jovens Empreendedores Culturais com criações autorais das Regionais Venda Nova e Norte de BH.

14h Oficina de Serralheria e Arte com Enoque Soares da Silva - Artes Visuais

Oficina teórico prática de serralheria artística e reciclagem, com dinâmica de sensibilização, criação e execução de obras partindo de sucatas de ferro, criando objetos decorativos e funcionais. A proposta consiste em orientar pessoas adultas que queiram aprender o ofício de soldagem em ferro e criação de artesanatos funcionais a partir do mesmo. A prática desse trabalho proporciona a criação de itens que remetem de lembranças e memórias culturais a artigos contemporâneos modernos e atuais.

14h30 Stand Up com Pablo Carvalho - Artes Cênicas 

15h Belinha Voz e Violão - Música

16h Caminhada ecológica, oficina bicho folha/quadro colagem com Coletivo Minhas Plantas, Meu Quintal - Artes Visuais

Por meio da arte e da troca de saberes, propõe uma interação das crianças com a natureza como forma de despertar para o cuidado com o meio ambiente e tudo o que diz respeito à preservação de maneira lúdica e divertida. Após a caminhada ecológica e uma roda de conversa sobre o que encontraram pelo caminho, as crianças participarão da oficina  “bicho folha/ quadro colagem", produzindo a partir de materiais naturais como folhas secas combinados com materiais recicláveis.

17h Galileo Queem - Música
Grupo Musical Cover da Banda Queen.

18h Show Vertente com Madú Marambá - Música
Show musical autoral em voz e violão ao lado dos artistas Felipe José (Violoncelo) e Maria Anália (Percussão). A artista irá apresentar poesias autorais e de nomes da literatura brasileira como Manoel de Barros, Conceição Evaristo, além de homenagens à obra de João Guimarães Rosa e outros artistas brasileiros.

19h Show Energia com Harrisan - Música
Show de Rap com músicas que transitam entre assuntos como: vivências, política, favela, criminalidade, luta pelo espaço da população negra, auto estima, entre outros. A proposta é incentivar a voz da juventude em utilizar da cultura para a busca de direitos e propósito de vida.

20h Show para romper fronteiras com Roger Deff - Música 
A periferia, o centro, o urbano, enfim, a vida cotidiana e seus vários aspectos são as inspirações do rapper Roger Deff, MC belo-horizontino que iniciou sua trajetória no universo das “rimas e batidas” através da banda Julgamento. Em seu repertório o rapper mescla músicas dos trabalhos solo e também da discografia do Julgamento.

 

Dia 16/4, domingo

Centro Cultural Alto Vera Cruz (Praça do Posto)

Local do evento: Praça do Posto - Rua General Osório, 1131 - Alto Vera Cruz

10h Leitura Performática com Rikelle Aparecida - Literatura 
Encontro de Saudades é uma leitura performática do livro Acabou, escrito por Rikelle Ribeiro, que trata das despedidas que temos ao longo da nossa vida. Após a leitura, os presentes irão escrever e desenhar sobre e para as suas saudades.

10h Ateliê na Rua com Wanatta  - Artes Visuais
Pintura ao vivo com intervenção do público, que tem como objetivo enfatizar os espaços urbanos como possibilidade de ambiente para criação livre e disponível para todes. 

11h Circo do Sufoco - Circo 
Sufoco esforça-se para colocar em cena todas as atrações de um grande circo. Mas ele conta apenas com um palhaço no elenco: ele mesmo! Em meio a confusões e tropeços, Sufoco revela-se um multi-artista: é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista. Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção.

14h Evandro MC - Música
Discotecagem.

16h Samba x Tango com João Carlos Fernandes - Artes Cênicas/Dança

Apresentação de coreografia de Tango seguida de oficina em que João Carlos Fernandes ensina movimentos básicos desse ritmo. No segundo momento será apresentada a coreografia de samba. A oficina conta também com um resgaste histórico sobre as várias variantes do samba e seus tempos, como o samba Chorinho, Samba enredo, o Pagode e a Bossa nova.

17h30 Bloco Show - Música
Serão apresentadas performances de música concebidas por arranjos fundamentados na valorização da percussão e da expressão corporal, por meio de uma concepção temporal da cultura brasileira desde a década de 1970 até os dias atuais. 

18h30 Show Solidão e Tempo com Amorina - Música
Apresentação da artista mineira Amorina com espetáculo cênico, performático e dançante. Reúne canções dos discos "Solidão e Tempo" e "IPALOLO" ressaltando o cenário musical afro-pop-eletrônico mineiro que vem se desenvolvendo principalmente por mulheres. 

19h30 Show Cantadores do Alto - Música

 

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira

 

Endereço: R. Formiga, 140 - Lagoinha 

EVENTO COM ACESSIBILIDADE EM LIBRAS

9h Mesa da Partilha - Café Literário - Literatura
Compartilhamento de livros, poesias e uma prosa mineira ao redor da mesa de café.

9h30 Apresentação de Capoeira com Abadá Capoeira - Música/Dança 

Aulão de roda de capoeira e apresentações artísticas vinculadas à capoeira como maculelê, samba de roda, puxada de rede, jongo, frevo, samba rural, dentre outros, com o objetivo de integrar aprendizado, interação social e diversidade cultural.

10h30 Contação de histórias e Oralidades com Projeto Iranti - Ser África - Literatura
Contação de Histórias e Oralidades

13h30 Espetáculo da Terra com TeAto do Amanhã - Artes Cênica

Criada em 2022, a performance investiga o legado das culturas afro-brasileiras e indígenas por meio dos alimentos, para isso, a performance apresenta a construção de um mascaramento com folhas, frutos, raízes e legumes do dia-a-dia da culinária afroindígena brasileira. A proposta tem como material os recursos que estão disponíveis em nossos terreiros-quintais, assim, por meio desta performance, nos aproximamos da terra, compreendendo seus ciclos de plantar e colher.

14h30 Oficina Stencil Art - Artes Visuais

Introdução sobre a técnica de stencil, arte usada para replicar imagens, desenhos e escrita de maneira rápida, fácil e com baixo custo. Serão apresentados: a elaboração da imagem, corte de molde, tipos de tinta e aplicação em vários meios e superfícies, além da possibilidade de mescla com outros meios artísticos, como estamparia, lambe-lambe e grafitti.

14h30 Grupo de Dança de Salão do CCLAO - Artes Cênicas / Dança
Apresentação dos integrantes do Grupo de Dança de Salão do CCLAO.

15h DJ Douglas Costa (Freestyle Paradise Brasil Djs) - Música
Apresentação de Freestyle DJ.

16h – Apresentação Grupo de Investigação na Percussão Instituto do Ritmo - Música 

16h30 Passistas Show BH - Artes Cênicas / Dança

17h30 Grupo Afro Cultural Batuque de Terreiro - Música
Ritmos, danças e cânticos das religiões de matriz Africanas.

19h Show Samba de Axé com Olubatá Percussão Étnica - Música
Fruto do trabalho de pesquisa realizado pelo grupo Olubatá Percussão Étnica sobre o samba de roda, primeiro estilo musical brasileiro registrado como patrimônio cultural imaterial pela UNESCO.
 

Centro Cultural Jardim Guanabara 

Endereço: Rua João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara

10h  Mesa da Partilha - Café da Manhã Coletivo - Bem estar

10h às 17h Mostra de Artesanato com o Grupo Troca de Saberes - Cultura Popular

10h Roda de Capoeira

10h30 Oficina de Carimbó - Dança 
Com Simone de Pablo

11h Brunna Ramos – Música

14h Intervenção de Grafitti com Douglas DGS - Artes Visuais
Realização de pintura em graffiti da fachada do Centro Cultural Jardim Guanabara, destacando a diversidade cultural do território.

14h Brinquedos e Brincadeiras com Ramayan Sol - Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Cultura Popular

Ação formativa permanente da Escola Livre de Artes Arena da Cultura que propõe momentos lúdicos para toda família vivenciar brincadeiras populares, em contato com a cultura da infância.

15h30 Coração de Bananeira com Pipe Nascimento - Artes Cênicas

Realização da leitura da dramaturgia presente no livro-memória "Coração de Bananeira", publicado pela editora Javali em 2022, com autoria de Pipe Nascimento, Marcos Alexandre e Soraya Martins. O texto narra histórias da avó de Pipe, a Dona Gonsalina, uma mulher negra que teve sua vida marcada pelo racismo, pela família volumosa emergente da pobreza e pela fé religiosa.

16h30 Lola Lopes - Música

17h30 Bruna Ramos - Música

18h30 UAISS - Música
O pocket show do UaiSS traz somente trabalhos autorais. letras com mensagens de conscientização, energia positiva, autoestima e espiritualidade e também uma boa pitada de protesto marcam o repertório da banda. Focado na música reggae e rap, trazem batidas fortes, graves massivos, ritmo contagiante que tornam impossível ficar parado e não se deixar envolver e conectar com as suas raízes. 

19h30  Show De Volta ao Front com Dokttor Bhu e Shabê - Música 
Acompanhados do DJ EDD, Dokttor Bhu e Shabê apresentam o show “De Volta ao Front”, em que mesclam músicas do disco “Conglomano”, com o disco solo do Shabê “Visão Monocular” e também do disco novo da dupla intitulado “O Bêbado e o Equilibrista”, que será lançado esse ano de 2023. 

 

Centro Cultural Pampulha

Endereço: R. Expedicionário Paulo de Souza, 185 - Itatiaia 

9h Café solidário e Lian Gong - Bem-estar
Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa, desenvolvida para tratar dores e promover saúde. Professora: Neire Castro Araújo.

10h Ballet: No Mundo da Pequena Sereia - Dança

14h Candeeiro da Vovó - Música
Neste projeto, a cantora Manu Dias convida a cada edição dois artistas da cena do samba, uma que representa a “Velha Guarda” e outra da “Nova Geração”, além de muito samba o público vai saber um pouco sobre a trajetória de cada um seja como compositor, intérprete ou instrumentista.

14h Oficina Janela, Janelinha com Anair Patrícia (Breve Cursos)- Artes Cênicas 

A oficina é uma introdução ao universo teatral por meio de brincadeiras populares e jogos teatrais, para crianças de 9 a 12 anos . Por meio de muitas brincadeiras, jogos de faz de conta, improvisação e cantigas populares vamos sensibilizar a criançada a mexer o corpo, soltar a voz, brincar com o espaço, soltar a imaginação e suspender o tempo. 

15h Oficina de Grafitti com Interação Hip Hop - Artes Visuais 
A oficina é teórica e prática, discute a ligação entre a arte musical periférica e a diversidade cultural e social belo-horizontina.

15h Karen Aguiar e José Mayer - Dança em Cadeira de Rodas - Dança 

15h30 Show Um Cheiro de Flor com Taquinho de Minas - Música 

Show musical que apresenta canções autorais do álbum  "Um Cheiro de Flor". Com ritmos variados como rock, regional, pop e samba, suas composições abordam temas como ecologia, história do Brasil e suas riquezas naturais, legado negro e indígena, entre outros.

16h30 Dança Cigana com Grupo Flor de Liz - Dança

17h Do Barroco ao Pop com Música Figurata e OpemG - Música

A música barroca dos séculos XVI, XVII e XVIII ainda está presente nos dias de hoje em diferentes manifestações da música pop mundial. Para mostrar esse paralelo, os grupos Musica Figurata e OpemG apresentam o espetáculo “Do barroco ao pop”.

18h30 Show Pela liberdade da mente com Plan B - Música
Show com doze canções que falam de amor, respeito e traz letras motivacionais. Músicos e outros figurarão pessoas em situações delicadas, como moradores de rua e presidiários. Na intenção de expressar o que não queremos para nosso futuro. 

 

Centro Cultural Padre Eustáquio

Endereço: R. Jacutinga, 550 - Padre Eustáquio

9h Lian Gong em 18 Terapias - Bem-estar
Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa, desenvolvida para tratar dores e promover saúde. Professora: Neire Castro Araújo.

10h A Saga do Vaqueiro e o Bumbá com Grupo Artístico da Apae - Artes Cênicas 

Apresentação da peça teatral dos alunos do grupo de teatro da ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAEBH).

14h Alpert Lombardi - Música
Apresentação de músicas autorais e em homenagem a Bob Dylan, no formato voz e violão.

15h Ana Sepúlveda & Breno Bartolomeu - Música
Dois músicos exploram timbres e estilos no formato duas vozes e piano, trazendo um envolvente repertório de música brasileira.

16h Ensaio Aberto da Roda do Aprendiz com Duo Urbano - Música 

A oficina terá o formato de ensaio aberto, em que será abordada uma breve história do choro e conceitos musicais desenvolvidos no repertório composto para a Roda do Aprendiz. Os participantes terão a oportunidade de participar de uma roda aberta e inclusiva para iniciantes promovendo democratização ao acesso à prática do choro.

17h Show Samba de Maria com Maria do Rosário e Banda - Música

Apresentação do show Samba de Maria com a participação dos músicos José Augusto, Valter Sati e Lu Toledo. A apresentação conta com composições autorais que constituem o disco de mesmo nome da cantora, compositora, escritora e artista plástica Maria do Rosário.

18h Samba de Roda du Oridendê com Grupo Oridendê - Música 

Com cânticos autorais e muito samba no pé, o Samba de Roda Du Oridendê constrói energicamente através do samba corrido (rural), do toque, das trocas e vivências um elo ancestral e fraterno com todas as integrantes e também com quem se identifica para com o grupo. O grupo é composto por uma cantadeira, as percussionistas e a ala das dendezeiras (sambadeiras).

19h Show Pras Pedras que Somos com TAUÃ - Música

A apresentação será em formato duo, com Rafael Rafles no violão e TAUÃ nas vozes. O repertório é composto por canções do álbum "Ã", "Pras pedras que somos", e por um momento literomusical, onde TAUÃ declama poemas do livro BALDIO e o texto "Pras Pedras." 

 

Centro Cultural Urucuia 

Endereço: R. W-3, 500 - Pongelupe

9h Café Comunitário - Bem-estar

9h30 Taekwondo - Bem-estar

10h Roda de Capoeira - Cultura Popular e Patrimônio

10h Oficina Quebrada Cria com Maria Araújo e Luiza Bellonia - Audiovisual

Por meio de noções básicas de audiovisual com o celular, a oficina pretende incentivar jovens a se expressarem artisticamente na criação de filmes, curtas, clipes, entre outros. 

10h15 Spectro Bione - Artes Cênicas / Dança

10h30 Confesso 10 anos "Mundo das Palavras" - Literatura

Um garoto se embola em suas palavras e na sua enorme imaginação. Em meio a vocábulos e imagens desconexas descobre uma grande amiga capaz de colocar tudo em ordem e auxiliá-lo a criar uma linda história. Dona Literatura incentiva a leitura e ainda ensina de maneira divertida as regras gramaticais - de modo que o personagem e os demais espectadores se envolvem com a história aderindo às formas corretas da escrita dando asas à imaginação – ferramentas importantes para se criar novas narrativas.

11h30 Oficina Afinação da Escuta com Anderson Reis - Música
A oficina de apreciação musical visa proporcionar um momento dedicado “a ser todo ouvidos”. Ouvir com olhos, com o tato, ouvir com o corpo. O ouvinte terá a oportunidade de ouvir diferentes gêneros musicais e compreender os cinco conceitos musicais básicos.

14h Griot - Histórias e Cantorias com Teatro Negro e Atitude - Literatura
Inspirado na figura do Griot africano, trata-se de uma vivência lúdica e interativa, em que dois contadores de histórias - metidos à Griot - brincam, cantam, narram lendas e mitos africanos, contos da cultura popular afrobrasileira e histórias da literatura de ambos os continentes.

15h Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Cultura Popular

Ação formativa permanente da Escola Livre de Artes Arena da Cultura que propõe momentos lúdicos para toda família vivenciar brincadeiras populares, em contato com a cultura da infância.

15h Sopa de Stickers - Coletivo Adesivândalos - Artes Visuais
Mesa de trocas com stickers, lambes e tags. 

15h Njila Kariri/Minas com Os Mavambos - Música
Os Mavambos utilizam cantos que apresentam diálogo com os rios, com o mar e as matas, partindo das experiências musicais enquanto negros da diáspora e inspirados nos ritmos do Candomblé.

16h Performance Seco com Coletivo Giza Tu - Artes Cênicas

Coreografada por Emanuela Santos e realizada pelo Coletivo Giza Tu, a performance reafirma a identidade de corpos e movimentos de duas mulheres pretas que buscam sua notoriedade artística. O trabalho é atravessado pela musicalidade percussiva do atabaque que, juntamente com o movimento expansivo proposto, trazem a força da auto-inscrição e apropriação de si dentro da arte, sendo palco para um local de vontade e presença. 

17h às 22h Revolução Autoral - Música
Evento que reúne bandas de rock autoral de BH e região metropolitana.
Bruno Baiano (Mestre de Cerimônias)
Situs Inversus
Jean Pastrana
Dulce Y Melancolico
Criollas
Simplesons
Sagrada Escritura do Gueto
Trincaments

 

 

Centro Cultural Vila Marçola 

Endereço: R. Mangabeira da Serra, 320 - Marçola

10h Mesa compartilhada - Bem Estar

11h Na Linha do Meu Lembrar - Casa do Beco - Artes Cênicas/Teatro
O espetáculo é uma homenagem àqueles que primeiro habitaram os mares de morros da cidade, uma reverência aos saberes ancestrais e à gente simples que, subvertendo a lógica da exclusão, persiste em conquistar o seu direito de pertencer.   

12h às 14h Cine Serrão - Audiovisual

14h às 18h Intervenção Poética Transvê - Literatura 

14h Intervenção de Grafitti – com Carolina Jaued – Artes Visuais

14h A Cidade é Nosso Quintal com Flávia - Cultura Popular 
Com a intenção de promover a experimentação e investigação das crianças em relação ao espaço em que vivem, as crianças serão estimuladas a criar uma construção coletiva através de blocos que se transformam o tempo todo, e nos convidam a repensar e mudar a cidade. 

15h Apresentação Maculelê com Grupo Belo Arte - Cultura Popular e Patrimônio

A capoeira em mais uma das suas expressões: o maculelê. A característica principal da dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música, que é cantada acompanhada pela forte batida do atabaque.

16h30 Show Gata Preta com Teffy Angel - Música
O Show Gata Preta apresenta o álbum de mesmo nome de Teffy Angel. A apresentação conta também com DJ Fidelis, artista independente negro, e duas dançarinas, também mulheres negras moradoras de periferias de BH. Dentre as vertentes musicais, a apresentação se diversifica passando pelo Rap, Afro, Drill, Love Song, entre outros.

17h às 20h Ballroom (Vogue) com CAT'S BALL - Artes Cênicas/Dança 
Evento da cultura ballroom, com performances artísticas, desfiles de moda e batalhas de vogue/voguing através de categorias que exploram a estética e a performance, sobretudo na dualidade arte/política, sendo elas: Runway, Begginers Vogue, Face, Commentator x Commentator, Fashion Killa, Realness, Old Way e Vogue Femme. Através dessas categorias, us artistas colocam suas performances à prova para conquistar o Grand Prize, ou seja, o título de melhor apresentação da noite. A cultura constrói um lugar de acolhimento e reflexão acerca da diversidade desse público que alcança a comunidade LGBTQIAP+.
 

 

Centro Cultural Vila Santa Rita

Endereço: R. Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita 

9h Aulão com o Projeto Academia da Cidade - Bem-estar 

A Academia da Cidade é uma atividade Intersetorial com a Secretaria Municipal de Saúde que visa melhorar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando a eles atividades físicas e espaço de convivência.

9h Rua de lazer - Bem-estar

9h50 Contação de Histórias com Dadá Ramos e Márcia Finamore - Literatura

A contação de histórias é uma oportunidade para as crianças conhecerem histórias através da oralidade, que mistura componentes da expressão corporal, vocal, música e outras técnicas. 

10h30 Circo de Família com ​​Cia Circunstância - Artes Cênicas

Inspirados na tradição do circo, do teatro de rua e da palhaçaria brasileira, os números refletem a polivalência e a flexibilidade necessárias para viver uma relação familiar. Ciúmes, carinho, raiva e doçura brincam num jogo de status disputando poder e pedindo reconciliação. Nessa competição sem perdedores que é jogo do amor, Tica Tica e Alegria dão seu recado: não abuse da paciência alheia, tenha poderes paranormais e acredite: o amor é revolucionário!

11h20 Espetáculo Bagagem com Charles Davidson - Artes Cênicas

Bagagem é um convite para uma viagem, para dentro de si mesmo, uma reflexão sobre a vida, valores e necessidades humanas. Tendo o corpo como estímulo, "Bagagem" abre uma fenda que relê os movimentos cotidianos vividos por todos nós, desde o bebê até o idoso. A performance é fruto de pesquisa e criação do intérprete criador Charles Davidson

14h Espetáculo Teatral A Carta com Sabrina Dourado - Artes Cênicas

Texto autoral escrito e atuado por Sabrina Dourado, mulher preta, periférica, bissexual e artista. Narra a realidade em que Sabrina e seu núcleo familiar vivem de uma forma poética. Descreve o cenário em que vive e as dificuldades de quem mora nas zonas de vulnerabilidade. Enfatiza principalmente a saúde mental da mulher negra.

15h TRINCAMENTS - Música
Lançamento do EP "CLIC CLEC BUM", de 2022. 

16h Projeto Dançarelar - Dança

16h30 Mister Love - Funk - Música
Mister Love é representante do Funk do Bem, funk que tem a proposta  de resgatar os hits clássicos do movimento funk. Na apresentação, traz músicas que mostram a realidade das pessoas da comunidade, incentivando as pessoas a não desistir e a lutar, fazendo sempre o bem.

17h30 Cia Agnes - Dança
Apresentação de dança.

18h Laboratório de Investigações Sonoras com Coletivo Panca - Música

A proposta é realizar um Laboratório de Investigações Sonoras por meio da execução de sets de música experimental executados por membros residentes do Coletivo PANCA. As DJs residentes da PANCA (Cava, Bauretz, Mathy s2, R2, vitoh, missvicky, diegoempessoa), junto com as drags artistas visuais (Ratinha, Rubi Aoi) vão realizar um laboratório de experimentação sonora e visual que busque retratar o que é ser Queer e LGBTQIA+ em Belo Horizonte na contemporaneidade.

20h Batendo de Frente com Banda Kayajhama - Música
Músicas autorais do estilo reggae na apresentação do álbum "Batendo de frente" com: Wilton Vagalume (vocal), Wedison Teixeira (guitarra), Luciano Luiz (baixo), Dio de Paula (bateria), Nego Bento (voz e percussão).
 

 

A 7ª Mostra Descontorno Cultural é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro. 

 

Você também pode se interessar